Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 5 de março de 2010

ÁREA DE BAIXA PRESSÃO EM NÍVEIS SUPERIORES ATUA EM SC

Acima, você observa a imagem do satélite GOES-12, no canal infravermelho colorido. Os traços em amarelo identificam um sistema meteorológico chamado cavado, que é uma área de baixa pressão alongada. Nesse caso ele está nos níveis superiores da troposfera, fazendo com que em sua parte direita o ar suba e forme nuvens. Tais nuvens são vistas claramente na mesma imagem.

Essa era a imagem do radar do Morro da Igreja, identificando a intensidade das chuvas por volta das 18h de hoje:


Em alguns pontos (laranja a vermelho) chovia entre 20 e 25 milímetros por hora, estimados pelo radar. Havia bastante descargas elétricas, evidenciadas pelo sistema de detecção RINDAT. Veja:

A previsão é que no sábado o cavado em altos níveis continue mantendo áreas de baixa pressão sobre o leste catarinense, ocasionando chuvas intensas. Para o domingo, de acordo com o modelo ETA do CPTEC/INPE, deve-se ter a formação de um sistema de baixa pressão na madrugada sobre a costa do Espírito Santo. Tal sistema deve converter-se em ciclone subtropical e se deslocar para sudoeste, encostando seu centro na costa catarinense na segunda-feira. Com isso alerta-se para chuvas intensas e ventos de até 100km/h no litoral, podendo ultrapassar esse valor. 

Logo após encostar no litoral, ele rapidamente deve voltar para o oceano seguindo para sudeste. Acompanhe o deslocamento dele através das imagens abaixo:




DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: