Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 24 de março de 2010

CHUVA INTENSA JÁ PROVOCA ALAGAMENTOS E SUBIDA DOS RIOS EM SC

Já há alagamentos em Ilhota e Camboriu


As últimas horas foram de tempo instável e chuvoso em Santa Catarina, sobretudo no Vale do Itajai , Grande Florianópolis e norte catarinense. De acordo com a defesa civil, já há alagamentos pelo Estado. Em Ilhota, como mostra a foto acima, a tubulação não aguentou a força das águas, provocando alagamentos. A prefeitura pretende decretar situação de emergência. Em Camboriu também houve pontos de alagamentos em três regiões da cidade. O radar meteorológico do Morro da Igreja, estimou uma precipitação de 10 a 20 milímetros por hora pela manhã.

De acordo com as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM), o maior acumulado até agora foi em José Boiteux, com 104, 8 milímetros nas últimas 24 horas, seguida de Rio do Oeste com 82,4mm. Foram registrados acumulados significativos em outras cidades, com excessão do sul catarinense. Veja:

José Boiteux

104,8mm
Rio do Oeste

82,4mm

Apiúna81,0mm

Rio do Campo

62,2mm
Itajai
61,4mm

Indaial

59,8mm
Aurora
56,1mm
Ibirama50,0mm
Blumenau41,4mm
Antônio Carlos31,4mm
São José24,7mm
Joinville19,2mm
Anitápolis18,9mm
Florianópolis14,9mm
Laguna11,2mm

O motivo para tanta chuva é ilustrado abaixo:


Os traços pretos sobre o leste catarinense representam um cavado, que é uma área alongada de baixa pressão, ou seja, onde o ar sobe e há a formação de nuvens e chuva. Além disso temos outro sistema de baixa pressão, só que a 5km de altitude, denominado Vórtice Ciclônico (VC) entre o sul do Paraguai e oeste do RS, que acelera a subida do ar e a chegada de umidade marítima sobre o leste de SC.

Segundo o CPTEC/INPE e EPAGRI-CIRAM, a tendência é que a chuva continue e fique mais intensa amanhã e sexta-feira, quando haverá a formação de um sistema de baixa pressão em superfície a leste do nosso litoral, o que reforçará a convergência de umidade vinda do oceano. Os acumulados podem variar entre 50 a 70 milímetros até o domingo, o que somado ao que já choveu, pode causar transtornos para quem mora em regiões de risco.

DADOS: CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, INMET, DEFESA CIVIL, A NOTÍCIA.

Post realizado por:


Nenhum comentário: