Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 27 de março de 2010

CHUVA SUPERIOR A 100 MILÍMETROS CAUSA ESTRAGOS EM SANTA CATARINA

Na última postagem, havíamos comentado sobre os altos acumulados de chuva apresentados durante a terça e quarta-feira no Vale do Itajai, Grande Florianópolis e Norte do Estado. Pois é, na quinta-feira a área de chuva intensa migrou mais para sul, causando muitos estragos. Para se ter uma idéia, nas últimas 72 horas, choveu 211,6 milímetros em Timbé do Sul. De acordo com o CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) a média de chuva mensal para março na cidade é de 170 a 190 milímetros, ou seja, em 72 horas choveu mais que o esperado para o mês inteiro!

Abaixo, veja os acumulados de precipitação em 72 horas, bem como os efeitos dessa forte chuva sobre o Estado:

PLANALTO SUL:

Urubici116,0mm
Lages85,8mm

Alagamento em Lages

Em Lages, a chuva forte de 69,9 milímetros em 6 horas, fez o rio Cahará que corta a cidade transbordar, alagando as regiões próximas, sobretudo na região central. Ainda após a chuva, os alagamentos ainda perduravam. 

SUL:

Timbé do Sul211,6mm
Siderópolis118,2mm
Jacinto Machado109,7mm
Nova Veneza106,2mm
Turvo101,2mm
Criciúma97,6mm

Destruição de rodovia em Nova Veneza

Enchente em Jacinto Machado

No município de Nova veneza a chuva, que foi mais intensa na quinta-feira, provocou um acumulado de 106,2mm. Em virtude disso ocorreram alagamentos, deslizamentos de terra, interrupção de rodovias e queda de pontes. Em Jacinto Machado, a chuva contínua que desde a quinta-feira já soma 109,7 milímetros, causou aumento do nível do rio da Pedra e provocou alagamentos e isolamento de parte da cidade. 

GRANDE FLORIANÓPOLIS:

Florianópolis102,8mm
Antônio Carlos87,8mm
São José58,2mm


Queda de ponte em São José

Os estragos e a maior quantidade de chuva se deram na noite de quinta-feira, quando um intenso temporal provocou acumulados significativos nas estações meteorológicas da região. Em São José, onde choveu 58,2mm, houve queda de uma ponte. Em Antônio Carlos, chegou a chover 87,8 milímetros em apenas 3 horas de duração! Veja na imagem do radar meteorológico localizado no Morro da Igreja, a chuva forte na região, estimada em 45 milímetros por hora!

O motivo para tanta chuva é o já comentado aqui no blog, previsto pelos centros de previsão. Entre quinta e sexta-feira, o cavado (área alongada de baixa pressão) que estava no leste catarinense acabou evoluindo para um sistema de baixa pressão com circulação de ventos fechada. Essa conversão se deve ao Vórtice Ciclônico, que é um sistema de baixa pressão lá no alto da troposfera, o qual nesse caso encontrava-se a 5km de altitudo sobre o oeste da região sul do Brasil. Todas essas condições somadas ao ingresso de umidade marítima, foram cruciais para a forte chuva que estrapolou os 100mm. 

Neste sábado, o vórtice ciclônico perdeu um pouco de sua configuração, refletindo na superfície e causando a conversão do sistema de baixa pressão de volta para um cavado. Para o domingo, de acordo com o CPTEC/INPE, a tendência é que o vórtice ciclônico ganhe força em altitude, fazendo com que em baixos níveis da troposfera os ventos úmidos e quentes da Amazônia se alinhem com nosso Estado. Com isso, espera-se muita chuva ainda no domingo e início da semana. Mais informações em breve.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, DIÁRIO CATARINENSE, PORTAL ENGEPLUS, PORTAL VENEZA.

Post realizado por:


Nenhum comentário: