Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 20 de março de 2010

INSTABILIDADES VÃO EMBORA E SÓ RESTAM OS NEVOEIROS EM SC


Acima, mediante o mapa de precipitação do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, você pode conferir onde e quanto choveu neste primeiro dia de outono em Santa Catarina. Note que no oeste, bem na divisa com o RS o acumulado de precipitação chegou aos 25 milímetros, o que não chega a ser tanto. No restante do Estado catarinense, a chuva ficou entre 1 e 20mm.

A chuva veio acompanhada de temporal em algumas regiões catarinenses, como vê-se na imagem de satélite acima, das 9h local, mostrando nuvens com desenvolvimento vertical do oeste ao planalto sul. Em São Miguel do Oeste, por volta das 7 horas da manhã deste domingo, um intenso temporal com ventos de até 55,8km/h, despejou na cidade 16,4 milímetros de chuva. Logo mais tarde, as 10h, foi a vez de Joaçaba, onde choveu 11,8mm, não tendo vento forte. 

Nas demais áreas, de acordo com o Centro de Informações de Recurso Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina - CIRAM, também houve chuva considerável. Os acumulados foram de: 

Turvo

30,4mm
Jacinto Machado

27,0mm

Ponte Alta24,0mm

Lages 

22,6mm
São Joaquim
20,9mm

Timbé do Sul

 17,0mm
Siderópolis
15,8mm
Joinville13,5mm
Campo Belo do Sul8,2mm

Pela imagem do radar do Morro da Igreja, das 10 horas da manhã de hoje, podemos notar pelas cores vermelhas, a intensidade da chuva entre o planalto sul e sul catarinense hoje. Em alguns pontos chegou a chover entre 15 e 20 milímetris por hora. Veja:

Esse tempo mais encoberto e chuvoso em Santa Catarina foi provocado por um cavado (área de baixa pressão alongada) nos médios níveis da troposfera, algo em torno de 5km de altitude. esse sistema esteve aliado ao Jato de Baixos Níveis, que transporta umidade e calor da floresta amazônica para a região Sul do Brasil. 

Durante esta noite as nuvens carregadas do cavado se deslocaram para o oceano e assim o céu ficou mais limpo em Santa Catarina. Como ainda há bastante umidade no ar e a temperatura baixou um pouco, temos a formação de nevoeiros no Estado, evidenciado pela imagem abaixo onde os pontos em azul representam os nevoeiros.

Segundo a EPAGRI-CIRAM e CPTEC/INPE, a tendência é que tenhamos um domingo e segunda-feira de sol em Santa Catarina, porém com chance de pancadas de chuva com trovoadas no fim da tarde devido ainda ao ingresso de umidade e calor da amazônia. Risco de temporal isolado, principalmente do oeste ao planalto norte. 

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM

Post realizado por:


Nenhum comentário: