Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 19 de março de 2010

INGRESSO DE UMIDADE E CALOR DA AMAZÔNIA EM SC

Essa sexta-feira foi um dia de sol e calor em Santa Catarina. Como estamos com um forte ingresso de umidade e calor vindos da Amazônia, através do Jato de Baixos Níveis - JBN, que é um uma corrente de fortes ventos em torno de 2km de altitude, as temperaturas se mantém mais altas inclusive durante a noite, com sensação de abafamento. Para se ter uma idéia, agora pouco as 22h fazia 25ºC no aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis. 

No mapa abaixo, retirado do modelo de previsão Eta, vemos as linhas de corrente (ventos) em 850 hPa, ou seja baixa troposfera, porém não na superfície e sim a 2km de altitude. Pode-se notar ventos de noroeste chegando até a região sul do Brasil, caracterizando o JBN.

Confira na tabela abaixo os valores máximos de temperatura registrados hoje em Santa Catarina:

Caibi

33,7ºC
Abdon Batista

31,0ºC

Joinville 30,0ºC

Florianópolis

 29,0ºC
Dionísio Cerqueira
28,9ºC

Itajai 

 28,4ºC
Itapoá
28,4ºC
Campo Belo do Sul
27,1ºC

Na Grande Florianópolis e algumas áreas do litoral norte houve pancadas de chuva no início da manhã, provocadas pelas nuvens do tipo Cumulus Congestus, que são aquelas nuvens gigantes e com o topo brilhante no céu, lembrando um grande couve-flor. Essas não provocam granizo, trovoadas e tornados, porém há bastante água precipitável dentro delas. De acordo com o CIRAM, houve acumulado de chuva de 5,8mm (milímetros) em Itajai e 4,4mm em Florianópolis.

Na imagem de satélite abaixo, no horário das 23h de hoje, nota-se já nuvens com um desenvolvimento vertical mais evoluído em SC, porém ainda fraco. Isso pode ser evidenciado pela cor vermelha, indicando que o topo das nuvens estão com uma temperatura de -30ºC.

Isso se deve ao Jato de Baixos Níveis e também um cavado (área de baixa pressão alongada) nos médios níveis da troposfera, a uma altitude de 5km. De acordo com o CPTEC/INPE e EPAGRI/CIRAM, esses sistemas irão ditar o tempo neste primeiro fim de semana de outono em Santa Catarina. Por isso há chance de pancadas de chuva associadas a temporais em SC amanhã, domingo e segunda-feira.

DADOS: CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, REDEMET, INMET

Post realizado por:


Um comentário:

Daimar Korndörfer Coelho disse...

Choveu 52 milímetros nesse madrugada num temporal que durou 35 minutos.
Daimar - Montenegro-RS www.meteomont.blogspot.com