Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 9 de março de 2010

OLHOS VOLTADOS A COSTA SUL DO BRASIL

Há alguns dias aqui no blog Paulo Tempo, você leitor viu sobre ciclone subtropical, que estava se formando na costa do sudeste e viria para sudoeste em direção a costa sul do Brasil. Pois é, dito cujo chegou e durante ontem e hoje obteve muito pouco deslocamento, ficando praticamente parado no dia de hoje. No entanto o que chama a atenção, é o informe do NCEP (National Centers for Environmental Prediction), que é o centro nacional de previsão de tempo lá dos Estados Unidos. Segundo o NCEP, o ciclone subtropical ao longo da orla sul do Brasil, o qual está com ventos sustentados entre 50 e 70km/h e  pressão de 1003 hPa (Hectopascal) em seu centro, poderia converter-se para um ciclone tropical (depressão tropical, tempestade tropical ou furacão) nas próximas 12 horas. Inclusive na imagem acima pode-se notar até um "olho" no centro do sistema. Um alerta a respeito disso está no site do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina - CIRAM. Clique aqui para ver o aviso

Ressalta-se que deve-se ter cautela, muita cautela, pois é uma possibilidade. Contudo o alerta sempre é bem vindo e indispensável.  Durante o dia de hoje, o ciclone subtropical provocou variação de nuvens. Em virtude de o centro desse sistema hoje ter se deslocado mais para fora da costa, sua banda de nuvens ficou sobre o litoral. Ao fim da tarde de hoje essa banda do ciclone estimulou a formação de um intenso núcleo convectivo sobre a Grande Florianópolis, o qual provocou um forte temporal na capital e cidades próximas. Havia muito vento, raios e chuva intensa. O nosso colaborador do blog Paulo Tempo Jhonatas registrou a entrada do núcleo na capital, com uma linda Shelf Cloud, ou nuvem de prateleira, resultado da condensação do ar quente que sai das nuvens de tempestade:

Outras fotos da tempestade, retiradas do blog De Olho No Tempo:

Autor: Ricardo Duarte

Autor: Ricardo Duarte

Autor: Daniel Conzi

Na imagem de satélite no canal realçado, mostra-se bem o núcleo convectivo, onde havia nuvens com topos frios de até -60ºC (azul claro). 

Na imagens do radar meteorológico do Morro da Igreja em Urubici, mostra na entrada do sistema intensa precipitação, tendo um ponto em vermelho mais escuro, indicando uma chuva estimada com intensidade de 40 milímetros por hora. Veja:

Na saída do núcleo, muita chuva no norte da ilha e região de Governador Celso Ramos e Biguaçú:

Na estação automática particular do colaborador do blog Paulo Tempo Piter Rafael Sheuer no bairro Campeche em Florianópolis, chegou a acumular 87,0 milímetros de chuva em pouco tempo, causando alagamentos pela região. Os ventos alcançaram os 37,8km/h. Outra estação particular localizada na Lagoa da Conceição acusou 22,9mm, porém o que chamou a atenção foi o vento de até 77,7km/h durante o temporal. Em minha estação no bairro Capoeiras, parte continental de Florianópolis, obtive apenas 5mm. A estação oficial do Ciram no bairro Itacorubi registrou 37,5 milímetros. Pela Grande Florianópolis os acumulados foram bem mais baixos, somando 2mm no INMET em São José e 1,5mm numa estação particular em Santo Amaro da Imperatriz.

Vamos aguardar o monitoramento feito pelos centros regionais e nacionais de previsão do tempo em conjunto com os principais centros do exterior em torno do atual ciclone subtropical sobre o oceano a leste da costa de SC e RS. Com isso dar informação mais precisa e concreta, não causando pânico, mas já advertindo sobre as chuvas intensas que devem ocorrer no sul catarinense, além da ressaca no litoral, em virtude dos ventos mais intensos na manhã dessa quarta-feira. 

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, METSUL, NEXSAT

FOTOS: DE OLHO NO TEMPO, JHONATAS

AGRADECIMENTOS: Ao colega Piter Rafael Sheuer pelos dados.

Nenhum comentário: