Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 10 de março de 2010

ALÍVIO! TEMPESTADE TROPICAL EM DESLOCAMENTO PARA LESTE

A imagem acima é do satélite GOES-12 no canal visível das 14:45 UTC (-3 horas no Brasil). Note que o ciclone tropical, que não é um furacão mas sim uma tempestade tropical, estava com um formato bem característico de sistemas de tal configuração. Durante a última madrugada foi possível observar um olho no centro do sistema:

De acordo com NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), o ciclone tropical próximo da costa sul do Brasil está se deslocando para leste, sendo que entre o fim da manhã e início da tarde de hoje a tempestade avançou em torno de 1º de longitude para leste. Portanto os maiores problemas se encontram em alto mar. Na imagem de satélite de agora pode-se ver a localização do sistema, bem como a seta ilustrando a direção para a qual ele irá.

Agora pouco a Metsul Meteorologia, a qual merece meus sinceros elogios pela dedicação e monitoramento de primeira qualidade, publicou em seu blog o mapa da NOAA onde aparece a nossa tempestade tropical, sob o nome de Invest. Veja:

Durante esta noite, os ventos sustentados do ciclone aumentaram de 35 para 40 nós, o que equivale a 72km/h. Vale lembrar que as tempestades tropical possuem ventos entre 60 e 120km/h, sendo considerado furacão acima desse valor. 

Em Santa Catarina não houve maiores problemas. O dia amanheceu com sol e ventos de oeste, os quais associados a subsidência (ar descendo), estimularam o predominio do sol e calor durante a manhã, como mostra a foto abaixo tirada por mim em Florianópolis.

Contudo, a banda do ciclone novamente provocou a formação de um núcleo convectivo, que curiosamente foi novamente na Grande Florianópolis. Na região da capital a intensidade dele foi menor que o de ontem. No entanto dessa vez foi o interior da região que registrou os maiores volumes. Confira na imagem de radar abaixo, a estimativa de chuva no horário das 15:15h local. Note que em alguns pontos a cor é vermelho escuro, representando uma precipitação de 30 a 40 milímetros por hora.

Esse era o céu de Florianópolis na hora da chegada do núcleo:

De acordo com as estações meteorológicas automáticas do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina - CIRAM na região, choveu na tarde de hoje 10,4 milímetros em Antônio Carlos. No sul catarinense também houve pancadas de chuva isoladas, como em Siderópolis onde o pluviômetro acumulou 12,8 milímetros.

A quinta-feira deve ser de sol em todo o Estado catarinense, com chance de pancadas de chuva com trovoadas no fim da tarde no litoral devido ao calor e entrada de umidade marítima, proporcionada pelo ciclone tropical em alto mar. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, o deslocamento de uma frente fria que chegará amanhã no sul do RS, deve favorecer a dissipação desse ciclone em virtude do ingresso de ar frio dentro do mesmo.

DADOS: CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, METSUL, NEXSAT, NOAA, REDEMET

Nenhum comentário: