Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 28 de abril de 2010

ACABA A CHUVA E VEM O FRIO!

Após quase uma semana inteira de chuvas excessivas, hoje os catarinenses puderam respirar mais tranquilamente, apesar dos estragos causados, os quais afetaram 45 municípios, sendo quase 200 mil pessoas atingidas. Com melhoria no tempo, os rios voltaram a baixar, depois da enorme quantidade de água que precipitou-se nesse período chuvoso.

Quem se responsabilizou para estabilizar o tempo foi uma massa de ar frio e seco, a qual decaiu as temperaturas mínimas na última madrugada, especialmente nas áreas de vales e baixadas. Isso pôde ser notado em São Joaquim onde a temperatura mínima na Vinicola Pericó foi de 3,1ºC e na estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) localizada num topo de montanha, o valor chegou a 7,1ºC. Ou seja uma diferença de 4 graus entre a baixada e o topo. Houve formação de geada no planalto sul. Acompanhe na tabela a seguir, os valores mais baixos de temperatura registrados nesta madrugada em Santa Catarina:

São Joaquim (Pericó)

3,1ºC
São Joaquim (Francioni)
3,4ºC
Urupema (Ciram)

3,5ºC

São Joaquim (Climaterra)
5,0ºC

São Joaquim (Cruzeiro)

5,6ºC
Caçador (Inmet)
6,2ºC
São Joaquim (Inmet)
7,1ºC
Canoinhas (Ciram)
8,1ºC
Joaçaba (Inmet)
8,8ºC
Major Vieira (Inmet)
9,6ºC
Curitibanos (Inmet)
9,8ºC
Xanxerê (Inmet)
10,6ºC
Urussanga (Inmet)
14,4ºC
Itajai (Ciram)
14,5ºC
Indaial (Inmet)
16,1ºC

Veja a imagem de satélite com estimação de nevoeiros no momento sobre Santa Catarina:


As cores em azul mais claro indicam os nevoeiros fracos que acontecem no momento sobre o leste catarinense. Porém há também muitas nuvens baixas sobre a região, as quais predominaram hoje. A nebulosidade observada na mesma imagem sobre o oeste catarinense e divisa com o Paraná é provocada pelo Jato Subtropical, que são ventos fortes nos altos níveis da troposfera. Esses ventos durante esta quarta-feira ficaram em torno dos 300km/h, o que é comum no outono e inverno.

De acordo com o CIRAM, para a quinta-feira a previsão é de sol em todo o Estado. No entanto sobre o litoral deve predominar mais nuvens baixas no início do dia e durante a noite, com chance de chuva fraca e muito isolada. Para quem espera por frio mais intenso, a esperança pode ser para o dia 23 de maio. Vamos aguardar!

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, CLIMATERRA, EPAGRI-CIRAM

Nenhum comentário: