Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 29 de abril de 2010

VOLTOU A CHOVER NO NORTE CATARINENSE

Um pouco fora do previsto pelo CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), o qual anunciava ontem que hoje só havia chance de chuva na madrugada e manhã e que o dia seria de sol, o tempo chuvoso se estendeu durante todo o dia no norte catarinense. Nosso colaborador do blog David de Andrade de Joinville, registrou 4 milímetros em seu pluviômetro. No planalto norte a precipitação da madrugada somada ao nível alto dos rios, provocou alguns alagamentos, como em Mafra.

Veja as imagens de satélite abaixo:


A primeira imagem é no canal visível. Perceba que havia muitas nuvens sobre boa parte do norte de Santa Catarina. Os tons fortes de branco anunciam que a nuvem estava bastante carregada de gotículas de água. Porém, através da segunda imagem, no canal infravermelho (detecta temperatura), percebe-se que essas nuvens estão na cor cinza claro, o que denota que essa nebulosidade não possuia muito desenvolvimento vertical e consequentemente seu topo era "quente". O tipo de nuvem que provocou essa chuva era Stratocúmulus, as quais situam-se a mais ou menos 2km de altitude. Eram formadas a partir de grandes cúmulus que não conseguiam se elevar muito verticalmente.

Sobre Florianópolis esses grandes cúmulus, também chamados de Cúmulus Congestus, enfeitaram o céu. Confira:


Onde não choveu, novamente fez frio. O fator baixada versus topo foi outra vez definitivo. Em São Joaquim a mínima na Vinícola Pericó, localizada numa baixada foi de 3,5ºC, contra 8,2ºC na estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), que fica num topo. Nas outras cidades fez: 4,5ºC em Urupema, 9,9ºC em Caçador, 11,4ºC em Lages e 11,5ºC em Abdon Batista. Se por um lado as mínimas subiram no planalto, no litoral elas decairam em relação a ontem. Para se ter uma idéia foi registrado mínima de 13,2ºC em Itajai e 15,2ºC em São José. Em minha estação localizada na parte continental de Florianópolis obtive 15,8ºC, sendo que na noite passada havia feito 17,8ºC.

O que manteu o tempo mais seco e frio foi novamente uma massa de ar frio, cujo centro de alta pressão está em alto mar. Esse centro de alta pressão causa circulação de umidade no litoral catarinense. Esse fator associado a um cavado (área de baixa pressão alongada) em superfície e o Jato Subtropical (ventos fortes em altitude), se tornou determinante para a formação das instabilidades no norte e divisa com o PR.

Para a sexta-feira, de acordo com o CIRAM, está previsto um dia de sol em todo o Estado, porém com chuva fraca na madrugada e início do dia no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajai e Grande Florianópolis. Deve fazer frio, com mínima de 9ºC no planalto, podendo ser menor nos vales e baixadas. Durante a tarde faz um pouco de calor.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA
AGRADECIMENTOS: Ao David de Andrade de Joinville

Nenhum comentário: