Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 14 de abril de 2010

CLIMA CARACTERÍSTICO DE OUTONO EM SANTA CATARINA

Os últimos dias, com excessão de algumas áreas do litoral, foi marcado pela alta amplitude térmica (diferença entre as temperaturas mínima e máxima), que em algumas cidades alcançou quase 20ºC. Um bom exemplo foi hoje em Jacinto Machado, onde a estação meteorológica automática do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) registrou temperatura mínima de 13,5ºC e máxima de 30ºC, ou seja, uma amplitude de 16,5ºC. Ou exemplo foi na mesma região, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) na cidade de Urussanga onde a temperatura mais baixa foi 17,3ºC e a mais alta foi 30,4ºC, tendo uma diferença de 13,1ºC.


Perceba abaixo, na tabela dos dados da estação do INMET em Urussanga, como a temperatura (terceira coluna) sobe rapidamente a cada hora. Os horários não são de Brasília.

Pelo nordeste e litoral catarinense, houve mais nuvens, algumas médias do tipo Altocumulus, baixas do tipo Stratocumulus e convectivas do tipo Cumulus Congestus, cuja última é um estágio antes de chegar aos Cumulonimbus (nuvens de trovoada). Esses tipos de nuvem denotam que o ar ficou mais instável em relação ao dia de ontem, quando havia apenas nuvens baixas. A imagem de satélite no canal visível abaixo, mostra claramente as nuvens observadas em Santa Catarina.

O que manteve esse tempo seco e característico de outono em Santa Catarina foram áreas de alta pressão atmosférica ao longo das camadas da troposfera, impedindo a formação de nuvens significativas, com excessão do litoral onde a circulação marítima provocou chuviscos ontem. Porém como já foi comentado, o ar ficou mais instável no dia de hoje. Isso se deve a desintendificação da crista nos baixos níveis da troposfera e o estabelecimento de um corredor de ventos úmidos e quentes vindos da Amazônia, estimulado por uma frente fria que chegou ao RS esta noite, associada a uma baixa pressão na bacia do Prata. Na imagem de satélite abaixo pode-se ver o sistema.

Atrás desse sistema há um ar bastante frio, sendo que em Buenos Aires as temperaturas já estão próximas dos 10ºC no momento. Entretanto esse ar frio desta vez não deve adentrar ao Brasil. Muito pelo contrário. O sistema frontal deve entrar amanhã no Estado com pouca atividade e chuva mal distribuída. Muitas áreas podem passar sem chuva. Na sexta-feira o tempo volta a ficar bom e o calor predomina.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, NEXSAT, REDEMET

Nenhum comentário: