Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 10 de abril de 2010

CONCORDAR NÃO DÁ MAIS!


Pensei comigo esta semana, enquanto via uma reportagem da rede Globo, no programa Globo Esporte. A matéria era sobre o cancelamento da partida entre Flamengo e Universidade do Chile. Mostrava-se os estragos que a chuva forte da madrugada havia causado no estádio Maracanã, como mostra a foto acima. Num certo momento a repórter conclui a matéria dizendo: "É triste ver uma cena dessas".

Tal matéria se reproduziu pelo demais jornais da emissora e ainda houve outras matérias tocando no assunto. Aí eu penso comigo: será que é triste mesmo ver o Maracanã alagado? Será que é preocupante saber se o jogo foi ou não cancelado em meio a essa catástrofe que atingiu o Estado do Rio de janeiro?

Isso foi me revoltando no decorrer da semana. Eu pergunto a você leitor: Para você, é mais fácil recuperar um estádio de futebol ou uma cidade onde famílias perderam seu pertences e parentes? É claro, na opinião de um ser humano em seu estado normal a resposta seria a primeira opção. Entretanto a nossa querida rede Globo, assim como quase toda a mídia que puxa o saco da grande emissora, prefere dar destaque aos seus patrocinadores, ou seja, quem realmente mantem-a no ar.

Será que não cabia a TV parar de transmitir seus programas e montar uma rede de monitoramento, chamar meteorologistas, defesa civil e até discutir o que acontece em todas as enchentes. A falta de planejamento urbano, a irresponsabilidade dos governantes, que na hora das eleições chegam a carregar crianças no colo e submeterem pessoas a votarem neles em troca de dinheiro, a falta de educação nas escolas com relação a prevenção em momentos como esses. Tudo isso tem que ser pensado.

Não podemos mais nos contentar com esse papo de sempre e que todas as fortes chuvas iremos passar pos situações piores. Todos tem que entender que não é a chuva que está aumentando, mas sim a ocupação do ser humano, desmatando morros para construção de moradias, as quais desabam em chuvas torrenciais. Já houve outras grandes enchentes no passado como em 1855 no Vale do itajai em SC, 1941 em Porto Alegre-RS, 1966 no Rio de Janeiro, 1974 em Tubarão-SC, 1979 no Vale do Rio Doce no Espírito Santo, 2008 em SC, além de outras da história. Portanto sempre houve picos de chuva, que causaram enchentes no passado e que ainda continuam a acontecer. Nada tem a ver com aquecimento global, que em minha opinião e de muitos especialistas não existe. No entanto a mídia, interessada em ganhar dinheiro com isso, afirma em alto e bom som que até os terremotos são causados pelo aquecimento do planeta. É bizarro mas é a verdade. 

Esses dias o país também tem convivido com as ressacas intensas no mar. Uma notícia curiosa é a queda de um muro na praia da Armação em Florianópolis. Lá vão os "especialistas" dizerem que o mundo está acabando, a água do mar está destruindo tudo. Não estou subestimando o fenômeno, que provocou ondas de até 4 metros. No entanto, a casa que aparece na foto abaixo, fica praticamente junto ao mar, cuja faixa de area é de largura mínima, quase inexistente. Conheço muito bem essa praia. O ser humano ocupa áreas junto ao mar, acabam com a paisagem, construindo edifícios enormes e depois querem chorar ao ver suas moradias sendo destruídas pelo mar? A culpa agora é do mar também? 

A ignorância e falta de leitura é fato no Brasil, um país onde todos preferem conviver com a mentira, depender dos outros países e conceder mais atenção as coisas inúteis do que o que realmente há de ser discutido. 

Um comentário:

Sama disse...

Belo post. Falou tudo.