Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 8 de maio de 2010

AR POLAR INGRESSA NA REGIÃO SUL DO BRASIL

A frente fria que passou ontem por Santa Catarina se deslocou para o Sudeste do Brasil. O sistema, como enfatizado na última postagem, provocou volumes de em torno de 100 milímetros em 24 horas. Hoje ainda choveu interruptamente pela manhã e tarde no Estado, ficando mais concentrado no leste, sobretudo o sul, onde Laguna teve acumulado total de 104,4 milímetros. Essa era a imagem do radar meteorológico localizado no Morro da igreja em Urubici, o qual detectava chuva no sul do Estado e em pontos isolados da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajai.

Na tabela a seguir você acompanha os valores de precipitação das últimas 24 horas no leste e algumas áreas do meio-oeste. Os dados são das estações do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

Laguna

104,4mm

Ponte Alta

101,1mm
Anitápolis
92,9mm
Urussanga
91,1mm
Urubici
86,8mm
Criciúma
75,8mm
Siderópolis

75,2mm

Itajai
73,6mm

Joinville

68,0mm
Araranguá59,6mm
São José
59,0mm
Antônio Carlos
48,4mm
Florianópolis
44,8mm

A seguir, podemos ver o mapa de precipitação total em Santa Catarina entre ontem e hoje, feito pelo Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a partir dos dados de todas as estações meteorológicas oficiais. Note que a região catarinense que mais choveu foi no meio-oeste, parte do Planalto Norte e Vale do Itajai.


Bom, em meteorologiaa sabemos que após a passagem de uma frente fria, vem o ar frio, que dessa vez é de origem polar. O sistema se formou em latitudes altas, atravessou a Cordilheira dos Andes e secou muito. Mediante a imagem abaixo, que é um mapa de umidade relativa (URA), o leitor pode ter uma noção do quão seca está essa massa de ar polar neste sábado, com valores de 20 a 30% em seu centro (cores entre pêssego e vermelho).


Através desse mapa podemos entender o porque de a chuva ter sido mais concentrada hoje no sul e litoral catarinense. Observe as cores em azul mais escuro sobre essas regiões, indicando valores altos de umidade relativa. Sobre o oeste o ar seco já derrubou os valores de URA.

Na imagem do satélite GOES-12, no canal infravermelho abaixo, verifica-se que ainda há nebulosidade baixa mais concentrada sobre o nordeste catarinense, onde chove fraco neste fim de noite de ssábado. É interessante observar que a imagem está mais clara sobre o continente, o que indica a intensidade do ar frio polar, pois o canal infravermelho do satélite mede a energia infravermelha (calor) emitida pela superfície da terra, sendo as cores mais claras representativas de temperaturas baixas.


Neste momento já faz 4,9ºC em Urubici no Planalto Sul, 9,2ºC em Campos Novos no Meio-oeste, 10,0ºC em Novo Horizonte no Oeste, 10,2ºC em Anitápolis na Grande Florianópolis e 10,7ºC em Irineópolis no Planalto Norte.

O ar frio deve predominar no dia das mâes, acompanhado de nebulosidade e chuva no litoral. A umidade marítima estará atuando sobre o leste catarinense. Na segunda-feira um Vórtice Ciclônico (baixa pressão em altitude) deve se formar na Argentina e avançar rumo a SC. Esse sistema deve causar forte confluência de ventos úmidos do oceano em sua borda, bem acima do leste do Estado. Assim espera-se um começo de semana chuvoso, sobretudo de Florianópolis ao sul.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, METSUL.

Nenhum comentário: