Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 11 de maio de 2010

DO FRIO SECO PARA O FRIO ÚMIDO

A entrada da forte massa de ar polar se deu no fim de semana que passou. Porém, com o céu mais limpo, as temperaturas mínimas cairam efetivamente no domingo, mas especialmente segunda-feira, onde Urupema, no Planalto Sul, registrou 1,8ºC. Confira as mínimas registradas ontem em Santa Catarina:

Urupema

1,8ºC

Rio Negrinho

2,7ºC
Três Barras
3,0ºC
Curitibanos
3,8ºC
Irineópolis
3,9ºC
Canoinhas
5,6ºC
Joaçaba

6,3ºC

Major Vieira
6,4ºC

Corupá

9,5ºC
Anitápolis9,6ºC
Jacinto Machado
10,5ºC
Indaial
12,1ºC
São José
15,1ºC

Hoje o frio ainda permanece sobre o território catarinense, ainda por conta do ar muito frio de origem polar. No entanto, o tempo fechado e chuvoso mantem as temperaturas máximas muito baixas, sendo consideradas as mais baixas do ano em muitas cidades. Para se ter uma idéia, a temperatura mais alta durante o dia de hoje em Novo Horizonte no oeste, foi de apenas 13,3ºC! No Alto Vale fez máxima de 14,7ºC em Rio do campo. Muito frio no sul catarinense também, com máxima de apenas 16,5ºC em Criciúma! O tempo chuvoso, associado ao frio intenso e ventos constantes, proporcionou um verdadeiro dia chuvoso de inverno para os catarinenses.

Assim estava o céu de Florianópolis no início da tarde:

O tempo instável já provoca consideráveis volumes de chuva no Estado. Até as 18h havia chovido: 46mm (milímetros) em Criciúma, 45,4mm em Anitápolis, 42,4mm em Timbé do Sul, 41,8mm em Urubici, 35,0mm em São Joaquim, 32,8mm em Ituporanga, 32,6mm em Jacinto Macchado, 32,5mm em Lontras, 32,4mm em Florianópolis, 30,8mm em Antônio Carlos, 30,7mm em Itajai e 25,7mm em Turvo.

Na imagem de satélite abaixo o leitor do blog Paulo Tempo pode entender melhor o que está ocorrendo.


Um centro de alta pressão (A) com valor de 1030 hectopascais encontra-se em alto mar na altura do litoral norte da Argentina. Esse sistema transporta ventos úmidos e frios do oceano Atlântico para o leste da região sul do Brasil. Até aí tudo bem, circulação marítima. Porém um Vórtice Ciclônico (VC), que é um centro de baixa pressão em altitude, funciona como um catalizador da circulação marítima, causando maior levantamento do ar em sua borda, intensificando assim os ventos e aumentando o transporte de umidade, além de muito ar frio.

A tendência, segundo o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), é que o Vórtice Ciclônico em conjunto com a circulação marítima durante atuem essa quarta-feira, deixando o dia encoberto com chuva, exceto no oeste onde deve fazer sol. No decorrer da quinta-feira o Vórtice Ciclônico gera em superfície um centro de baixa pressão no oceano a leste de SC, associado a uma frente fria na altura do ES. Nesse dia deve ocorrer chuvas no sul e litoral catarinense, melhorando no decorrer do dia com o afastamento das nuvens e a entrada de um novo pulso de ar frio e seco.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA

Nenhum comentário: