Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 1 de maio de 2010

AR SECO COMANDA O TEMPO EM SC


O primeiro dia de maio está sendo comandado pelo ar seco, garantido por áreas de alta pressão atmosférica ao longo das camadas da troposfera. Tal configuração causa a descida do ar e a consequente inibição das nuvens. Isso pode ser evidenciado mediante a foto ao lado, tirada na ponte sobre o rio Imaruí, bem na divisa entre São José e Palhoça na Grande Florianópolis.

Ontem ainda havia mais nebulosidade no nordeste catarinense, porém hoje não. Essa ausência de nuvens causa um acentuado declínio das temperaturas durante as noites, observadas também nos últimos dias de abril, sobretudo em vales e baixadas. A mínima do Estado hoje foi na estação do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) em Urupema com 2,2ºC. Foi registrado geada na localidade, além do Distrito do Cruzeiro em São Joaquim. No restante do Estado as mínimas chegaram a 4,2ºC em São Joaquim (Francioni), 6,6ºC em Curitibanos, 7,7ºC em Abdon Batista, 10,2ºC em Anitápolis e 13,8ºC em Itajai.

O que marcou o início do dia no Planalto foram os nevoeiros, que se formam por perda de grande parte da radiação solar durante a noite em virtude do céu limpo. Isso faz a temperatura do ar alcançar a do ponto de orvalho, formando os nevoeiros de radiação.

Essa era a imagem de satélite com detecção de nevoeiros, feita pelo CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos). As cores em claro são os nevoeiros fracos, ao passo que as de cor azul médio são os moderados.


Nas regiões onde houve nevoeiro, as temperaturas não apresentaram um bom declínio. No entanto neste momento, essas localidades já registram valores abaixo dos 10ºC. Para se ter uma idéia, as 22h fazia 4,2ºC em Campo Alegre, segundo o CIRAM.

Enquanto isso a oeste do norte do Chile, um bonito e bem definido Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN - centro de baixa pressão em altitude) segue atuando. Pelas imagem de satélite podemos ver a nebulosidade formada na borda desse sistema.


A tendência é que esse VCAN ultrapasse a Cordilheira dos Andes nas próximas horas e se desconfigure, transformando-se num cavado, que é uma área de baixa pressão alongada com circulação aberta dos ventos, diferente do VCAN que tem circulação fechada. Esse cavado deve avançar para o Sul do Brasil e provocar temporais em Santa Catarina a partir da tarde de segunda-feira, começando pelo oeste. Para o domingo, o CIRAM projeta um dia novamente de sol e tempo seco em SC. Temperaturas mínimas baixas, especialmente em vales e baixadas.

DADOS: CPTEC/INPE, CLIMATERRA, INMET, EPAGRI-CIRAM,

Nenhum comentário: