Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 7 de junho de 2010

CAMPO ALEGRE AMANHECEU COM -4,1ºC

Hoje Santa Catarina experimentou mais um dia de frio, e que frio! A cidade de Campo Alegre, no Planalto Norte apresentou mínima de incríveis -4,1ºC nesta segunda-feira. Foi a menor temperatura registrada nesse ano até agora em todo o Brasil. Essa já é a terceira vez em 2010 que o território catarinense registra temperaturas negativas.

No Planalto Sul, com o céu mais limpo nessa segunda-feira, as temperaturas despencaram, especialmente nas baixadas e vales onde o ar ar frio se deposita por ser mais denso. A temperatura mínima mais baixa se deu na Vinícola Pericó em São Joaquim com -2,0ºC.

Confira na tabela abaixo as temperaturas mínimas dessa manhã em Santa Catarina, nas estações da CLIMATERRA, EPAGRI/CIRAM e INMET.

Cidade
Temp (ºC)
Campo Alegre
-4,1
São Joaquim

-2,0

Rio Negrinho
-1,2
Papanduva
-1,1
Urupema
-1,0
Monte Castelo

-0,7

Três Barras
-0,5
Irineópolis

-0,3

Curitibanos
-0,2
Canoinhas
0,6
Caçador
0,9
Campo Belo do Sul
3,7
Abdon Batista
3,9
Anitápolis
5,1
Chapecó
6,1
Criciúma
6,4
São Franc. do Sul
7,2
Joinville
8,0
São José
9,4

Com o ar seco e esse frio todo, a geada se formou e mudou a paisagem na região, principalmente em Lages, São Joaquim e Campos Novos. Na foto abaixo, tirada em São Joaquim, é possível observar que a geada não ocorreu nos morros ao horizonte da imagem, mas sim na parte baixa, provando que o ar frio "cai" dos topos para as baixadas na segunda noite de frio em virtude de ser mais denso. Veja:


No mapa abaixo, tem-se previsão de geada, produzido pela Epagri-Ciram. O produto consiste na análise da temperatura da relva, ou seja, termômetro que mede a temperatura mínima acima de um gramado sem abrigo. De acordo com o mapa, há acima de 80% de chances de ocorrer geada no Planalto Sul na próxima madrugada.


Mantêm-se, segundo o Ciram, previsão de chuvas fracas provocadas por um sistema de alta pressão que deve passar pelo oceano a partir de amanhã a noite, provocando circulação de umidade marítima no litoral catarinense até o fim da semana.

DADOS: CPTEC/INPE, CLIMATERRA, INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET, RBS METEOROLOGIA, DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: