Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 6 de junho de 2010

NEVOU NA SERRA!

Ontem eu minha turma do curso técnico de meteorologia do IFSC (Instituto Federal Santa Catarina) fomos realizar uma visita de estudos no Morro da Igreja. Já sabendo da forte onda de frio que estava por vir, preparei minha câmera para a provável ocorrência de neve. Um pouco antes da viagem, por volta das 6 horas da manhã, havia registro de temperatura de 4,9ºC com chuva fraca no na estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) instalada no pico do Morro da Igreja.

Saimos de Florianópolis próximo das 7 horas e o céu da capital estava nublado com chuvisco. Já ventava com velocidade próxima dos 40km/h. Durante o percurso nos deparamos céu menos nublado e até aparecimento do sol no alto da Grande Florianópolis e início da serra geral. Chegando na região de Urubici, observou-se um pouco mais de nuvens, porém a condição era de céu parcialmente nublado e aparecimentos do sol, como vê-se na foto abaixo:


Entretanto durante a subida até o alto do Morro da Igreja encontramos já bastante nevoeiro muito denso, limitando a visibilidade a quase 10 metros. Essa era a foto já lá no pico do Estado, a 1828 metros de altitude, mostrando a base aérea da aeronáutica e o denso nevoeiro.


Eu junto com minha amiga, a caçadora de tempestades Jacqueline Estivalett, estávamos ansiosos para a ocorrência de neve, pois haviam nuvens Nimbostratus nos cobrindo, chuva fraca e temperatura de 2,8ºC na estação meteorológica do INMET as 11 horas. A sensação térmica chegou aos -5ºC em virtude do vento de 68,4km/h. Faltava muito pouco para que caisse sobre todos a tão esperada neve. Veja a foto abaixo com cobertura de nuvens e chuva fraca. Note que no horizonte, que é o litoral catarinense, haviam poucas nuvens:

No fim da noite acabei sabendo pelo site da empresa CLIMATERRA, que houve sim neve fraca ontem de manhã, na região de Vacas Gordas em São Joaquim e na Cascata do Avencal no interior de Urubici. Por pouco não nevou na hora que estávamos no Morro da Igreja. A RBS meteorologia afirma ter ocorrido o fenômeno sincelo no Morro da Igreja, que é o nevoeiro congelado ao atingir a superfície. Talvez chegamos tarde demais para presenciar! Segundo minha amiga Jacqueline, era notável a precipitação de chuva congelada em alguns pontos ao redor do pico, como observa-se na foto a seguir.


Caminhando para o dia de hoje, novamente foi registrado neve, desta vez no Morro das Antenas em Urupema, a 1700 metros de altitude. De acordo com a CLIMATERRA e EPAGRI os moradores da cidade viram ainda os vestígios da neve hoje no início da manhã. Na imagem de satélite abaixo podemos notar que ainda havia mesmo nebulosidade sobre a região, que aliada ao frio muito intenso provocou a neve. Foi aumentado o constraste da imagem para melhor visualização das nuvens, pois o satélite no canal infravermelho detecta temperaturas, as quais estavam tão baixas quanto as da nuvem:

Durante esta tarde a nebulosidade já diminuiu bastante, como pode ser notado na imagem de satélite, no canal visível ao meio-dia deste domingo.

Pela imagem também é possível observar o belo ciclone extratropical (letra B) que havia se formado ontem e foi o responsável por formar a frente fria e impulssionar o ar polar muito frio para o Sul do Brasil. A manhã foi de temperaturas negativas na região serrana, porém a quantidade de nuvens no Planalto Sul acabou limitando a queda maior das temperaturas. Por isso o menor registro de hoje se deu em Monte Castelo no Planalto Norte com -1,8ºC, sendo o segundo registro de temperatura negativa do ano em SC e não o primeiro como diz alguns veículos de comunicação.

Vale ressaltar que em São Joaquim no Planalto Sul, apesar da mínima não tão baixa de 1,4ºC, a sensação térmica chegou a -13ºC em função do vento de 60km/h na estação meteorológica da CLIMATERRA.

Já na planície litorânea do Estado se deu o frio mais intenso do ano até o momento, tendo diversas cidades com temperaturas abaixo dos 10ºC. A menor mínima na região se deu em Urussanga com 5,9ºC. Na região serrana da Grande Florianópolis, Anitápolis teve 2,6ºC!

Na tabela abaixo você confere um panorama do frio pelo Estado

Cidade
Temp (ºC)
Monte castelo
-1,8
Papanduva

-0,6

Canoinhas
-0,4
Morro da Igreja
-0,4
Campo Alegre
-0,2
Rio Negrinho

1,2

São Joaquim
1,4
Lages

2,1

Anitápolis
2,6
Curitibanos
2,9
Urupema
3,0
Joaçaba
3,2
Caçador
3,5
Xanxerê
5,1
Urussanga
5,9
Itajaí
6,3
Criciúma
7,3
Florianópolis
8,7
São Francisco do Sul
9,1

O FRIO CONTINUA!

O frio deve continuar em Santa Catarina, com mínimas ainda baixas. Segundo a CLIMATERRA, nos vales e baixadas a mínima pode chegar a -3ºC. No litoral, fará frio, porém o CIRAM afirma que não tão intenso quanto a madrugada de hoje. No fim da terça-feira o ciclone extratropical que está muito intenso no oceano impulssiona a entrada de um sistema de alta pressão, o qual deve reforçar o frio no Estado, principalmente no planalto.

Como esse sistema de alta pressão deve passar com seu centro no oceano, o litoral catarinense pode voltar a sofrer a influência da circulação de umidade marítima, provocando nuvens e chuva fraca, começando pelo sul do Estado na manhã de quarta-feira.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA.
FOTOS: MINHA AUTORIA

Nenhum comentário: