Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 17 de junho de 2010

FRENTE FRIA DESVIOU PARA O ATLÂNTICO MAS CAVADO GERA NOVAS INSTABILIDADES

A frente fria que havia ingressado na terça-feira no RS, se tornou estacionária no sul daquele estado. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o motivo para tal situação foi um padrão de bloqueio atmosférico, que ao contrário do que a mídia vem dizendo, não é provocado por uma massa de ar quente que impede o avanço da frente fria. Os bloqueios se formam tanto no oceano Atlântico como no Pacífico, sempre ao sul dos anticiclones (sistema de alta pressão) subtropicais. Ele ocorre lá no alto da troposfera, quando o escoamento dos ventos se bifurcam, ou seja, uma corrente de vento vai para norte e a outra vai para o sul. Isso cria uma barreira numa certa latitude, a qual impede o avanço normal dos sistemas frontais.

No caso dessa semana, o bloqueio se formou no sul do oceano Atlântico, fazendo com que a frente fria que tentou avançar pelo Brasil, ficasse estacionária. Em Santa Catarina e no restante do Brasil (exceto o norte e nordeste), por consequência do bloqueio, formou-se um anticiclone a 5km de altitude, o qual provocou umidade baixa e até calor. Em Santa Catarina, para se ter umaa idéia, a máxima em Indaial foi de 26ºC ontem e 28,3ºC hoje. Desde abril não fazia calor assim no Estado.

Hoje, a frente estacionária se converteu em frente fria e se deslocou para o oceano. Antes ela provocou algumas pancadas de chuva no oeste e meio-oeste, mas com valores muito baixos. Em Joaçaba por exemplo, as 8 horas da manhã só choveu apenas 1,6 milímetros.

O que chama a atenção, apesar de previsto, é um sistema convectivo intenso desenvolvido há poucas horas entre o sul do Paraguai, RS e SC, devido a presença de um cavado (área alongada de baixa pressão) e ingresso de umidade da Amazônia, além do Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) que está bem intenso. Na imagem de satélite no canal infravermelho realçado abaixo, podemos ver melhor o sistema.


A temperatura do topo das nuvens chega a alcançar os -70ºC, indicando que o topo está bastante elevado. O sistema RINDAT, já identifica descargas elétricas no noroeste e norte gaúcho, assim como também no oeste e meio-oeste catarinense. Veja:


Contudo, os dados reais de estações meteorológicas e imagem de radar não identificam chuva no território catarinense. Cabe ressaltar que o estado pode registrar pancadas de chuva e até temporais muito isolados nas próximas horas em virtude desse sistema.

Com a atuação do cavado em altitude, do Jato Subtropical e ingresso de umidade da Amazônia, além do padrão de bloqueio, a sexta-feira deve ser de tempo instável em SC. Segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), do oeste ao sul deve ficar nublado e pode ocorrer temporais no final da tarde. Na Grande Florianópolis e norte, céu nublado com chuva fraca pela manhã, pouca chance. É esperado um dia abafado devido a temperatura e umidade altas.


DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET, METSUL, RINDAT

Nenhum comentário: