Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 22 de junho de 2010

SEGUNDA-FEIRA TEM O TERCEIRO REGISTRO DE NEVE DO ANO NA SERRA CATARINENSE

Esta segunda-feira amanheceu gelada no território catarinense, com temperaturas baixas e pela quarta vez nesse ano os valores ficaram abaixo de zero. A menor temperatura registrada hoje em Santa Catarina foi de -1,9ºC em Urupema, no planalto sul, seguida de São Joaquim com -1,4ºC na Climaterra e -1,3ºC na vinícola Pericó. Na tabela abaixo você acompanha onde fez mais frio hoje.

CidadeTemp (ºC)
Urupema-1,9
São Joaquim (Climaterra)-1,4
São Joaquim (Pericó)-1,3
Lages2,5
Morro da Igreja3,0
Anitápolis3,1
Celso Ramos3,7
Abdon Batista3,8
Campos Novos4,0

Não foi colocado as mínimas do Planalto Norte por um motivo bem importante e tema dessa postagem. Havia muita nebulosidade sobre a região, assim como toda a divisa com o Paraná, o que dificultou a queda maior da temperatura, sendo injusto fazer comparações na tabela.

Voltando a chuva, de acordo com os dados das estações meteorológicas do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), os acumulados de chuva desde ontem já chega a  128,8 milímetros em José Boiteux, 94,4mm em Novo Horizonte, 86,4 mm em Caçador, 63,2mm em Joinville, 60,6mm em Rio do Oeste, 60,5mm em Dionísio Cerqueira, 58,8mm em Porto União e 53,2mm em Rio do Campo.

Na imagem de satélite das 12h (UTC), podemos observar as nuvens causadoras das chuvas. Note que há uma banda de nuvens desde o nordeste da Argentina até o oceano Atlântico. Ela é provocada pelas correntes de jato (ventos fortes em altitude), as quais estão com velocidade superior a 350km/h (em altos níveis) sobre o RS e Uruguai, o que reflete em formação de nuvens ao norte dessa corrente. Além do jato, outro fator determinante na formação das nuvens é um cavado (área alongada de baixa pressão) em médios níveis da troposfera e a circulação de umidade marítima em superfície.


Essas condições, ou seja, frio intenso e nebulosidade bem desenvolvida, levaram ao registro do terceiro episódio de neve esse ano em Santa Catarina e no Brasil. O fenômeno, segundo a empresa Climaterra, foi registrado por volta das 21h no Distrito do Cruzeiro em São Joaquim. Fazia 4,6ºC no momento. Na próxima imagem de satélite, agora no canal infravermelho realçado bem na hora da neve, mostra que as nuvens apresentavam topos bem desenvolvidos, com temperatura de até -40ºC na região do Planalto Sul, onde localiza-se a famosa São Joaquim.


De acordo com o Ciram, espera-se uma terça-feira com muitas nuvens e chuva isolada no norte e grande Florianópolis. Faz frio, com formação de geada no interior, onde não houver nuvens e tanto vento. A partir de quarta-feira as temperaturas devem ter uma elevação, chegando até 27ºC nas áreas mais quentes. Na sexta-feira nova frente fria muda o tempo.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA.

Nenhum comentário: