Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 17 de julho de 2010

CAVADO INVERTIDO MANTÊM CHUVAS EM SANTA CATARINA

Hoje foi mais um dia frio em Santa Catarina, no entanto o que se destacou novamente foram os valores de temperaturas máximas, que sequer ultrapassaram os 16ºC em todo o território catarinense. De acordo com o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), a máxima hoje em São Joaquim não passou dos 10,1ºC. As mínimas não foram negativas, sendo registrado 1,6ºC no Morro da Igreja em Urubici e 2,2ºC em Urupema.

Entretanto, nota-se que o ar frio está aos poucos perdendo força.O motivo é a  formação de um cavado na borda do sistema de alta pressão, que hoje segundo a análise do CPTEC estava com 1042 hPa as 9 horas da manhã na região de Buenos Aires. Esse sistema causa advecção quente de temperatura, evidenciado no mapa de temperatura  a 2 metros e pressão atmosférica ao nível médio do mar, através da "lingua" de ar mais quente (cor amarelada) entrando na região Sul do Brasil.


O mesmo cavado associado a fortes ventos em altitude, provocou mais um dia chuvoso em Santa Catarina, com acumulados em 24 horas de 53,2mm em Joinville, 43,9mm em São Francisco do Sul, 39,8mm em Itapoá, 36,4mm em Rio do Oeste, 27,4mm em Timbé do Sul e 27,2mm em Massaranduba,

A oeste da Cordilheira dos Andes está um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que é um sistema fechado de baixa pressão em altitude elevadas. Na imagem abaixo, da análise do modelo de previsão numérica de tempo Eta20km, pode-se notar o sistema (área com circulação de ventos no sentido horário).

Esse sistema deve se deslocar para leste nas próximas horas e intensificar o cavado, provocando aumento na intensidade das chuvas. Para o Estado catarinense, o modelo Eta, disponível na Epagri-Ciram, sugere acumulados de chuva de até 50mm no oeste e abaixo de 30mm nas demais áreas até segunda-feira, como mostra o mapa abaixo.


Neste momento, as nuvens com mais desenvolvimento vertical cobrem
o sul e parte do leste de SC, RS, Uruguai, nordeste da Argentina e parte do Paraguai. Veja na imagem de satélite abaixo:


A Metsul mostrou em seu blog um modelo de previsão e tempo que insiste em prever neve para o sudoeste do Paraguai nas próximas horas. Vamos aguardar! Até mais!

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA, METSUL, CPTEC/INPE

Nenhum comentário: