Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 16 de julho de 2010

HISTÓRICA MASSA DE AR POLAR TRAZ CHUVA CONGELANTE E TARDE MAIS FRIA DO ANO PARA SANTA CATARINA

Antes de começar a falar de hoje, quero enfatizar o registro de neve ontem a noite no interior de São Joaquim, segundo a MetSul. Além dela, nevou fraco também no bairro São Gotardo em São Miguel do Oeste, de acordo com o nosso colaborador do blog Gabriel.

Assim como ontem e quarta-feira, a histórica onda de frio que abrange quase toda a América do Sul, chegando até o Acre onde fez menos de 14ºC, provoca cenários incríveis e espetaculares, como esses, mostrados hoje no Morro da Igreja em Urubici, pelas fotos abaixo de Marcelo Albieri e Caio Souza, as quais estão no site da empresa MetSul Meteorologia.


A mínima lá no alto do Morro da Igreja foi de -2,8ºC na estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Em São Joaquim a mínima foi de -0,3ºC na estação do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), mesmo com a forte cobertura de nuvens e chuva. No entanto o que marcou mesmo hoje foram as temperaturas máximas muito baixas sobre o Estado catarinense, sendo considerada a tarde mais fria do ano em muitas cidades. Confira as temperaturas máximas de hoje, segundo o Ciram.

CidadeTemp (ºC)
Florianópolis 14,2
Urussanga11,4
Ituporanga9,7
Rio do Campo8,4
Caçador7,6
Rio Negrinho7,0
São Miguel do Oeste6,4
São Joaquim4,0

Na imagem de satélite das 23h no canal infravermelho colorido, podemos ver a cobertura de nuvens sobre Santa Catarina, formada por um cavado (área alongada de baixa pressão) em altitude e o Jato Polar Norte, que são ventos fortes em altos níveis da troposfera.


A alta pressão muito forte comentada ontem, está no centro da Argentina, com pressão de 1042 hPa, o que segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), é o maior valor de pressão registrado nessa área em toda esta década. Esse sistema, reforça o ar frio, principalmente no oeste do Brasil, fazendo o frio chegar até o Acre. No Sul do Brasil, esse reforço manteu o frio e temperaturas negativas em alguns pontos, além de ter favorecido a neve e chuva congelante. No mapa de análise de pressão ao nívei médio do mar, podemos ver bem o centro desse anticiclone.


Para as próximas horas a previsão é de chuva em Santa Catarina, como mostra o mapa de previsão de chuva abaixo.


DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, METSUL

Nenhum comentário: