Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 21 de julho de 2010

DO FRIO PARA O CALOR, DO CALOR PARA A CHUVA!

Nos últimos dois dias o vento forte de norte/noroeste em baixos níveis, o chamado Jato de Baixos Níveis, localizado em torno de 1500 metros de altitude, contribuiu para o ingresso de ar mais quente em Santa Catarina, assim como na região Sul do Brasil. Na análise de Linhas de Corrente e Magnitude do Vento em 850 hPa (1500m de altitude) podemos ver claramente esse jato, notando também os ventos fortes com velocidade superior a 90km/h associado a ele. (Clique para ampliar).
Por conta disso, o vento hoje foi intenso no planalto e até também na planície litorânea. As rajadas mais fortes se deram em São Joaquim com 73,8km/h as 14h, em Novo Horizonte com 70,5km/h as 16h, em Dionísio Cerqueira com 69,4km/h as 19h e em Siderópolis as 15h com 53,3km/h. Agora pouco, as 23h, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) instalada no Morro da Igreja em Urubici (1800 metros de altitude) registrou rajada de vento de 123,5km/h, indicando a força do Jato nessa altitude.

Com o ingresso de ar quente, por consequência as temperaturas se elevaram absurdamente em relação aos dias anteriores, quando o estado tinha mínimas negativas e temperaturas máximas que não superavam os 15ºC!  Para se ter uma idéia, hoje as temperaturas máximas alcançaram os 31,7ºC, isso mesmo, 31,7ºC em Morro Grande no sul do Estado, de acordo com a estação automática do Ciram! Confira as máximas mais altas hoje no Estado catarinense na tabela a seguir.

CidadeTemp (ºC)
Morro Grande31,7
Criciúma31,4
Turvo31,0
Jacinto Machado30,8
Meleiro30,5
Araranguá29,1
Concórdia27,7
Chapecó27,5
Joaçaba25,8

Como o ar frio ainda permanece sobre o território argentino e uruguaio, o encontro deste com o ar quente vindo de norte provocou a formação de uma frente fria. No mapa abaixo, podemos ver o contraste de temperatura bem no sul do RS as 12h (UTC) de hoje (Clique para ampliar).


A formação das nuvens foi muito rápida. Na sequência de imagens de satélite podemos acompanhar desde a formação da frente fria, até sua chegada agora a noite na divisa do RS com o território catarinense:


A chegada desta frente fria já provocou chuva associada a temporais isolados no oeste catarinense. De acordo com o INMET, houve já acumulado de chuva de 23,2mm em São Miguel do Oeste, 22,4mm em Chapecó e 20,2mm em Dionísio Cerqueira até as 23h. Em Concórdia, apesar do valor baixo de chuva, a temperatura que as 21h era de 24,4ºC, caiu para 17,8ºC as  23h. Há registro de descargas elétricas na região, evidenciadas pelo mapa abaixo, fornecido pela rede de detecção de descargas elétricas Rindat.


A Epagri-Ciram prevê uma quinta-feira com chuva em Santa Catarina. Pode chover até 50mm no oeste, meio-oeste, planalto sul e sul do Estado. Nas demais áreas acumulados mais moderados. Veja no mapa abaixo:


DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, RINDAT.

Nenhum comentário: