Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 22 de julho de 2010

FRENTE FRIA TORNA-SE FRENTE ESTACIONÁRIA SOBRE SC

A frente fria que chegou ao território catarinense ontem a noite, provocando temporais no oeste e divisa com o RS, se tornou estacionária hoje entre o oeste e sul de Santa Catarina, como pode ser visto na carta sinótica do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), onde são descritos as pressões a superfície e os sistemas atuantes as 12h (UTC). A  linha alternada entre azul e vermelho, com "dentes" em azul e semicírculos em vermelho representa a frente estacionária.


No mapa de análise de ventos  e temperatura  de superfície abaixo, das 12h UTC (-3 horas no Brasil) podemos perceber que no RS os ventos estão com direção sudeste, enquanto que em SC eles apresentam direção noroeste. Esse comportamento indica um padrão bem claro de frente estacionária, pois nem a massa de ar frio e a massa de ar quente conseguem avançar. Note que o ar frio fica retido no RS, ao passo que no território catarinense predomina um ar mais quente.
Na imagem abaixo, fornecida pelo satélite GOES-12  no mesmo horário da carta sinótica, no canal visível, podemos ver claramente o sistema sobre a região citada através da nebulosidade.


Com essa situação, o dia de hoje, assim como previsto pelo Ciram e também outros institutos de meteorologia, foi chuvoso na maior parte de Santa Catarina. Na foto abaixo, capturada de uma webcam instalada na Lagoa da Conceição em Florianópolis, controlada pela empresa Frank Ilha, podemos ver o céu da capital encoberto por nuvens.


Os acumulados mais significativos até agora se dão justamente na região da frente estacionária, sobretudo no oeste, meio-oeste e parte do sul do Estado. Para se ter uma idéia, nas últimas 24 horas a estação do Ciram(Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) na cidade de Timbé do Sul já acumulou 93,8mm de chuva, quase o total esperado para o mês de julho inteiro que é de até 110mm. Caminhando para a região oeste, temos no mesmo período 86,1mm de chuva acumulados em Chapecó. Abaixo você confere os demais valores de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em Santa Catarina:

CidadeChuva 24 horas (mm)
Timbé do Sul93,8
Chapecó86,1
Ouro83,8
Xanxerê73,0
Celso Ramos67,8
Morro da Igreja67,0
Piratuba64,0
São Joaquim63,4
Novo Horizonte60,2
Abdon Batista57,2
Concórdia52,8
Campo Belo do Sul51,4
Curitibanos48,6
Criciúma47,2
Nova Veneza46,8


A imagem de satélite das 21h:45, agora pouco, mostra que as nuvens da frente estacionária sofreram um deslocamento muito pequeno em relação ao início do dia sobre SC. No momento, com excessão do oeste, chove em algumas cidades de todas as regiões catarinenses, especialmente no Vale, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Norte do Estado.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, FRANK ILHA.

Nenhum comentário: