Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 14 de julho de 2010

QUARTA-FEIRA ABAIXO DE ZERO GRAU EM SANTA CATARINA


Como previsto pelos institutos responsáveis em previsão de tempo, o frio chegou com intensidade muito forte em Santa Catarina, principalmente na região serrana onde foram registrados valores abaixo de zero. Para se ter uma idéia, a estação do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) em Urupema registrou temperatura mínima de incríveis -7,8ºC (sete vírgula oito graus abaixo de zero). Em São Joaquim, a estação da empresa Climaterra no distrito do Cruzeiro acusou mínima de -6,5ºC. Confira na tabela a seguir como foi a mínima das outras cidades catarinenes nesta manhã gelada.

CidadeTemp (ºC)
Urupema (Ciram)-7,8
São Joaquim (Climaterra)-6,5
Papanduva (Ciram)-5,8
Três Barras (Ciram)-5,2
Canoinhas (Ciram)-4,7
Caçador (Inmet)-4,6
São Bento do Sul (Ciram)-4,3
Curitibanos (Inmet)-4,0
Joaçaba (Inmet)-3,4
Água Doce (Ciram)-3,3
Campo Belo do Sul (Ciram)-3,1
Lages (Ciram)-2,9
Major Vieira (Inmet)-2,8
Campos Novos (Inmet)-2,7
Morro da Igreja (Inmet)-2,6
Abdon Batista (Ciram)-1,7
Rio do Campo (Ciram)-1,6
Ituporanga (Inmet)-1,3
Novo Horizonte (Ciram)-1,1
Anitápolis (Ciram)-1,0
Concórdia (Ciram)-0,1
Chapecó (Ciram)0,3
Urussanga (Inmet)1,4
Timbé do Sul (Ciram)3,0
Jacinto Machado (Ciram)3,2
Criciúma (Ciram)3,8
Massaranduba (Ciram)4,9
Itajaí (Ciram)5,1
São José (Inmet)5,8
Florianópolis (Ciram)5,9
São Francisco do Sul (Ciram)6,2

Como mostram as fotos acima, a geada forte cobriu os campos do planalto, principalmente nas áreas mais elevadas. Hoje passei pela BR101 e no caminho próximo de Barra Velha no litoral norte catarinense, vi os campos cobertos por geada em algumas partes. Enfim, foi uma manhã e tanto, com registro de mínimas muito abaixo de zero nas áreas altas e registro de geada tanto no planalto como em partes do litoral do Estado.

A responsável por esse frio todo é claro uma massa de ar polar de forte intensidade, que por ter avançado pelo interior do continente sua característica era seca, determinando assim o céu limpo e condições ideais para queda mais acentuada da temperatura, bem como a formação das geadas.

O que emociona na previsão para os próximos dias é a possibilidade de neve nas serras gaúcha e catarinense, além do Uruguai na sexta-feira. Isso em virtude de um novo pulso de ar polar com pressão atmosférica de 1045 hPa (Hectopascais) que está "nascendo" hoje no sul da Argentina e que segundo os institutos de previsão deve se aproximar do sul do Brasil nas próximas horas, reforçando o ar frio. Concomitante a esse reforço, teremos a formação de uma área de baixa pressão sobre o Sul do Brasil a partir de amanhã, o que deve implicar em chuva em SC, bem como chance de precipitação de neve na serra na sexta-feira. No mapa abaixo, do instituto meteorológico Climatempo, pode-se ver as áreas propícias a chuva.


Ainda faz frio na próxima madrugada, antes do aumento de nuvens, podendo fazer até -3ºC no planalto sul. Nas próximas postagens estaremos atualizando os dados, de acordo com as novas previsões.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA, CLIMATEMPO, CPTEC/INPE, DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: