Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 11 de julho de 2010

FRENTE FRIA ABRE ALERTA PARA TEMPORAIS E GRANIZO EM SC


Observando a imagem de satélte acima, fornecida pelo satélite geoestacionário GOES12, é possível ver uma banda de nuvens entre o oeste do RS e oceano atlântico na direção sudeste. É uma frente fria recem formada, que se acopla a outra vinda da Argentina.

Durante o dia de hoje o jato de baixos níveis contribuiu para formação desse sistema, advectando umidade e calor da amazônia. Na carta de análise de Umidade Específica e Linhas de Corrente (vento) em 850 hPa, que é o nível da troposfera onde esse jato é formado, podemos notar tal situação, sendo que as cores vermelhas e verdes representam umidade mais elevada, alimentando a frente fria em formação (clique na imagem para ampliar).

 
Em virtude desse ingresso de umidade e sua associação com áreas alongadas de baixa pressão em médios níveis, algumas células convectivas se desenvolveram próximas do oeste catarinense, provocando alguma chuva, sendo que o maior acumulado foi de 5,4 milímetros na estação do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) em Dionísio Cerqueira. As nuvens podem ser vistas na imagem de satélite abaixo, as 15h UTC.


É possível observar nuvens sobre boa parte do centro-leste catarinense, exceto no sul, formadas pela circulação marítima. Houve chuvas fracas ocasionais, intercaladas com bons períodos de sol. O maior valor de chuva acumulada hoje nessa parte do Estado foi em Joinville com 10,6mm.

Segundo o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a previsão é que a frente fria mostrada no início desta postagem, avance nas próximas horas em direção a Santa Catarina, provocando temporais a partir da divisa com o RS.

Como esse sistema frontal terá um ciclone extratropical intenso no Atlântico com pressão mínima de 985 hPa e o sistema de alta pressão pós frontal estará com pressão máxima de 1025 hPa, a diferença de pressão atmosférica deve ocasionar ventos significativos na costa sul brasileira. Em Santa Catarina as rajadas mais fortes podem chegar a 70km/h no litoral sul e entre 55 e 60km/h no restante do litoral. No Planalto Sul o Ciram espera rajadas de 80km/h, mas vale lembrar que a altitude é maior nessa área.

Esse mesmo ciclone deverá impulssionar a entrada de uma forte massa de ar polar para o Sul do Brasil, que já provoca neste momento -3ºC em Bariloche-Argentina. O modelo de previsão numérica de tempo GFS, prevê temperaturas entre -2 e -4ºC nas partes mais altas da região serrana na manhã de quarta-feira. Já no leste as temperaturas mínimas deve ficar entre 10 e 12ºC. Veja na figura a seguir:


No entanto o modelo Eta do CPTEC, indica mínimas de até 6ºC no leste. No último boletim de previsão do Ciram, os meteorologistas prevêem mínimas de -2ºC em boa parte do planalto e entre 5 e 13ºC pelo leste do Estado.

Pois é, basta-nos acompanhar as próximas rodadas e esperar ansiosos por esse frio, afinal estamos no inverno!

DADOS: EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, MODELO GFS, ALLMETSAT.

Nenhum comentário: