Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

20 CIDADES CATARINENSES REGISTRARAM NEVE

No dia de hoje, mais duas cidades entraram para a lista da neve de ontem. Foram São Cristovão do Sul (Planalto Serrano) e Grão Pará (sul). Em São Cristovão do Sul, o fenômeno foi confirmado através de uma foto postada no fórum interativo da agência meteorológica Climatempo, veja: 


Com esses registros, agora são ao todo 20 cidades que registraram neve ontem (04/08/2010) em Santa Catarina: São Joaquim, Urubici, Urupema, Lages, Timbé do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro Anita Garibaldi, São Miguel do Oeste, Orleans, Urussanga, Lauro Muller, Curitibanos, Fraiburgo, Monte Carlo, Santa Cecília, Ponte Alta, Grão-Pará, São Cristovão do Sul e Lebon Regis. Um recorde maior que o do ano 2000. Veja no mapa, onde nevou:


Acompanhe abaixo, algumas das fotos do espetáculo da neve no Morro da Igreja em Urubici ontem, postadas no site da MetSul meteorologia, com autoria de Marcus Zilli da frutícola Monte Verde em Urubici. As imagens são simplesmente deslumbrantes:


A colaboradora do blog Paulo Tempo, Alda de Florianópolis, também tirou foto lá na montanha, veja:


Por falar em neve, que é o assunto da semana, continuou nevando durante a madrugada e manhã no Morro da Igreja e no Morro das Torres em Urupema, onde de acordo com a Epagri-Ciram acumulou 30cm no solo desde as 10h da manhã de ontem. Segundo o órgão, voltou a nevar no Morro da Igreja hoje a tarde. O colaborador do blog Paulo Tempo, David Andrade esteve lá, e afirmou ter acumulado meio metro de neve em algumas partes, sendo que nevava forte no início desta noite.

Novamente Marcus Zilli enviou novas fotos de hoje no Morro da Igreja para a MetSul. Não pude deixar de colocá-las aqui no blog Paulo Tempo, com autorização claro.


O catarinense Caio Souza em sua volta do Morro da Igreja, registrou em uma de suas fotos postadas também no site da empresa Metsul, uma montanha ao horizonte coberta de neve. Na internet já está sendo apelidada como Monte Fuji brasileiro! Veja:


Sem palavras para expressar a emoção que é ver Santa Catarina assim, desse jeito, deslumbrante, maravilhosa, branquinha. Esperamos que a neve continue nos brindando nesse ano e nos próximos anos, com imagens lindas e congelantes. A chance de nevar está no seu fim, quase nula e limitada somente aos topos culminantes do território catarinense. Quero agradecer a todos os colaboradores do blog, a empresa MetSul que previu a neve com antecedência enquanto outros institutos afirmavam não haver chance, a empresa Climaterra sob o comando de Ronaldo Coutinho do Prado em seu Twitter atualizando as notícias da neve, o portal Engeplus de Criciúma por ter informado a neve onde há tempos não nevava e agradecer pelas mais de 300 visitas que o blog Paulo Tempo obteve ontem. Acredite, para um blog meteorológico comandado por um técnico em meteorologia, esse número é muito relevante. Muito obrigado a todos pela credibilidade. E viva a neve!

DADOS: CLIMATERRA, EPAGRI-CIRAM, METSUL, CLIMATEMPO

Nenhum comentário: