Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ONDA DE FRIO HISTÓRICA: NEVOU EM 18 CIDADES DE SANTA CATARINA

A onda de frio que está afetando Santa Catarina é de forte intensidade. A nebulosidade que encobria o território catarinense desde o fim de semana e que se intensificou ontem, ajudou na formação da tão esperada neve, que foi histórica. De acordo com a Climaterra, Epagri-Ciram, Portal Engeplus e relatos de observadores do blog Paulo Tempo, desde ontem a noite já houve registro de neve em 18 cidades catarinenses. São elas: São Joaquim, Urubici, Urupema, Lages, Timbé do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro Anita Garibaldi, São Miguel do Oeste, Orleans, Urussanga, Lauro Muller, Curitibanos, Fraiburgo, Monte Carlo, Santa Cecília, Ponte Alta e Lebon Regis.

As mais intensas e com acumulação no solo foram em Urubici (cidade e Morro da Igreja), Urupema, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, onde a neve caiu por quase 6 horas seguidas nesta quarta-feira. Confira no mapa abaixo, onde nevou:


Segundo o portal Engeplus, em Orleans a neve ocorreu no interior do município, na localidade Três Barras, relatada por uma moradora. O fenômeno é inédito no município. Em Urussanga, a neve caiu no bairro Belvedere durante a manhã. De acordo com Ronaldo Coutinho do Prado da empresa Climaterra, desde o ano 2000 não nevava por lá.

No extremo sul do Estado, houve neve na Serra da Rocinha, localizada em Timbé do Sul. A temperatura na estação meteorológica da Epagri-Ciram no município era de 4,8ºC. Nas fotos abaixo, do portal Engeplus, podemos ver a neve acumulada:



Em São Joaquim nevou sem parar desde as 11h:45 até as 18h:00, sendo quase 6 horas seguidas de neve, o que não ocorria desde 1996. Tanto na cidade como no interior, a paisagem era magnífica e quem pôde, aproveitou. Veja nas fotos abaixo:


Nos vídeos abaixo, podemos ver a queda de neve em São Joaquim, em algumas das partes da cidade:















A neve hoje causou a interdição pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) da Serra do Rio do Rastro, desde Lauro Muller até São Joaquim, devido ao acúmulo de 10cm sobre a pista. A neve não parava de cair na região. Na foto abaixo podemos ver o fenômeno em Bom Jardim da Serra, que fica próximo.



Também houve interdição das rodovia BR-282 no trecho que liga a Bom Retiro e Urubici, na serra do Panelão. Na foto abaixo, podemos ver a subida do Morro da Igreja, onde não havia condições para se subir, pois o morro estava com muita neve acumulada. Veja:


Acompanhe os vídeos abaixo, onde mostra a neve em Urubici, feito por turistas.











O próximo vídeo mostra a neve em Urupema:






As temperaturas hoje ficaram extremamente baixas durante o dia inteiro. Para se ter uma idéia do tamanho frio, a máxima hoje no Morro da Igreja em Urubici não passou dos -1,2ºC, isso mesmo! a máxima foi negativa. Em São Joaquim a temperatura mais alta de hoje foi apenas 1,1ºC. Em Urupema não fez mais que 1,9ºC. Em Florianópolis, se deu a temperatura máxima mais baixa desse ano e uma das mais baixas da história, com registro de 10,7ºC. Confira na tabela abaixo, os valores de temperatura máxima hoje em Santa Catarina.

CidadeTemp. máx (ºC)
Morro da Igreja (Inmet)-1,2
São Joaquim (Ciram)1,1
Urupema (Ciram)1,9
Anitápolis (Ciram)2,5
Campos Novos (Inmet)3,1
Novo Horizonte (Ciram)3,4
Água Doce (Ciram)3,5
Abdon Batista (Ciram)5,8
Criciúma (Ciram)8,5
Itajaí (Ciram)9,7
São José (Inmet)9,8
Florianópolis (Ciram)10,7

O sistema de alta pressão com 1040 hPa, responsável por esse frio todo, como previsto chegou até latitudes mais baixas, bem próximo da província de Buenos Aires, pela segunda vez nesse ano. Como há um padrão de bloqueio, esse sistema deve ir para o oceano. Veja na carta sinótica abaixo o sistema:


Ainda espera-se neve amanhã, porém o frio vai aos poucos diminuindo em SC. De acordo com o Ciram, tempo chuvoso continua até sexta-feira apenas no leste, quando o cavado que está provocando essa chuva, deve estar no oceano auxiliando na formação de uma frente fria no litoral do PR. Esquenta no fim de semana e volta a chover na próxima quarta-feira.

DADOS: CLIMATERRA, PORTAL ENGEPLUS, EPAGRI-CIRAM, DIÁRIO CATARINENSE, YOUTUBE.

Nenhum comentário: