Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 10 de agosto de 2010

ALTA PÓS FRONTAL PROVOCA CIRCULAÇÃO DE UMIDADE EM SC

No domingo foi relatado aqui no blog a passagem de uma frente fria com fraca atividade pelo litoral catarinense. O sistema desviou para o alto mar e em seu lugar uma nova massa de ar frio entrou em Santa Catarina, diminuindo novamente as temperatutras. Em São Joaquim, o dia de ontem amanheceu com temperatura mínima de -0,1ºC na Vila Francioni. Em Urupema não foi diferente, com mínima de 0,6ºC. Já nesta terça-feira, com o enfraquecimento do ar frio, quem teve a menor mínima foi o morro da Igreja em Urubici, com 1,8ºC.

No entanto, como a frente fria desviou para o alto mar, o anticiclone frio (centro do ar frio) consequentemente segue também na mesma direção. Com essa situação os ventos viraram para sul/sudeste hoje no leste catarinense, como pode-se ver no mapa de análise de ventos e temperatura a superfície as 9 horas da manhã de hoje.

Essa mudança na direção dos ventos causa uma advecção de umidade do oceano para o leste catarinense, o que associado ao relevo da serra geral e região serrana da Grande Florianópolis, acabou causando formação de nebulosidade. Quem participou também, para manter essas nuvens foi o Jato Subtropical, que são ventos fortes em altitude. No mapa de ventos em 200 hPa (em torno de 12 mil metros de altitude), podemos notar esse jato, com velocidade de até 200 km/h sobre o Estado, sendo que no sul ela chega a 230 km/h.
Com essa situação, o que se via na imagem de satélite era uma cobertura de nuvens do centro ao litoral catarinense. Veja:


Nas fotos abaixo, podemos ver o céu encoberto durante a tarde em:

Florianópolis (Capoeiras):

Florianópolis (Lagoa da Conceição):

Garopaba (imagem de webcam):

Houve registro de chuva fraca no litoral norte, planalto norte e vale do Itajaí. As temperaturas hoje na região encoberta, não passaram dos 16,3ºC em Florianópolis, 15,9ºC em Itapoá e 15,8ºC em Criciúma. Para a quarta-feira, o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), prevê um dia de instável no leste catarinense, com chance de chuva no litoral norte. Nas demais regiões, tempo bom. No oeste as temperaturas ficarão relativamente altas, com 25ºC.

NOVA ONDA DE FRIO DE FORTE INTENSIDADE A PARTIR DE SEXTA-FEIRA!

DADOS: CPTEC/INPE, MASTER, INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA

Nenhum comentário: