Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 8 de agosto de 2010

FRENTE FRIA PASSA PELO LITORAL CATARINENSE

Após uma semana com frio intenso por dias e horas seguidas, neve em abundância e chuva congelada, o tempo melhorou em Santa Catarina. No entanto ontem havia ainda restos de neve nos pontos mais altos do Planalto Sul mesmo com a presença do sol, segundo Ronaldo Coutinho do Prado da empresa Climaterra, o qual esteve lá. Hoje, neste segundo domingo do mês o que marcou o dia foi a passagem de uma fraca frente fria, que até agora não provocou mais que aumento de nuvens. Na imagem de satélite abaixo, vemos a nebulosidade entrando pelo sul, oeste e meio-oeste do Estado durante o final da tarde.


Na verdade essa nebulosidade apresentada na imagem acima, é constituida de nuvens altas e médias, entre 3000 e 7000 metros de altitude, aproximadamente. Isso pode ser comprovado na foto abaixo, tirada hoje também próximo do final da tarde em Florianópolis, mostrando nuvens do tipo altocumulus.


Na figura abaixo, podemos ver a análise de temperatura e ventos em superfície as 9 horas da manhã de hoje. Note a posição da frente fria naquele horário, pela mudança da direção do vento do quadrante norte para o quadrante sul. Perceba também que o ramo mais frio já adentra boa parte do RS, quase alcançando o sul de Santa Catarina, com temperaturas abaixo dos 12ºC.

Há uma participação, mesmo que fraca, do Jato de Baixos Níveis, que advecta um ar mais quente e úmido da Amazônia para o Sul do Brasil, que contrasta com o ar frio vindo de sul e forma a frente fria. Na figura com o mapa de análise de linhas de corrente (vento) em 850 hPa (1500 metros de altitude), podemos notar a presença desse jato pelos ventos de noroeste. Vale salientar novamente, não está tão intenso.


Com essa situação, tivemos temperaturas um pouco mais elevadas hoje, chegando aos 24,5ºC em Chapecó, 24,3ºC em Joaçaba e 24ºC no aeroporto de Joinville, Nas figuras abaixo, podemos ver a mudança na direção dos ventos nas estações do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) em  Campo Belo do Sul (Planalto Sul) e em São José (Grande Florianópolis), em virtude da frente fria.
Vento em São José
Vento em Campo Belo do Sul
Observe a imagem de satélite abaixo, das 22h, no canal infravermelho colorido:


Aquela nebulosidade maior sobre o oceano é a frente fria, que não tem suporte para avançar pelo interior do Brasil e por isso começa a desviar para o alto mar. Sobre Santa Catarina há alguma nebulosidade (verde mais claro) sobre o leste. Aquelas nuvens em forma de linhas em cor cinza com orientação oeste/noroeste - leste/sudeste, são formadas pelo Jato Subtropical, que são ventos fortes no alto da troposfera. Na figura abaixo, podemos ver na radiossondagem da troposfera, feita as 21h pelo aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis, que o máximo de vento do jato subtropical se encontra numa altitude de 11848 metros sobre a capital catarinense, com velocidade de 125 nós ou 231,5km/h. (Clique para ampliar)


A previsão, segundo o Ciram, é que a segunda-feira seja de sol com geada isolada no oeste, meio-oeste e planalto sul. Nas demais regiões deve ter variação de nebulosidade, com possibilidade de chuva na madrugada no litoral sul e a noite no litoral norte e planalto norte do Estado. O ar seco volta a ganhar boa parte do território catarinense a partir de terça-feira, voltando a chover e ter temporais na quinta-feira.

DADOS: CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, INMET, REDEMET, UWYOMING.

Nenhum comentário: