Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

EFEITOS DO CICLONE EXTRATROPICAL

Esta sexta-feira sem dúvida foi comandada por um sistema bonito mas perigoso em alto mar. Os pescadores, navegadores e surfistas conhecem bem ele. Estou falando do ciclone extratropical. Hoje por conta desse sistema meteorológico, a frente fria conseguiu passar rapidamente pelo território catarinense sem estacionar. O dia amanheceu com pancadas de chuva no leste, porém melhorou muito rápido, chegando ao ponto de o céu ficar limpo, com umidade abaixo dos 40% e temperaturas próximas dos 25ºC em questão de horas. Observe essa situação na estação automática do Ciram em Florianópolis, onde a umidade chegou aos 32%:


Observe o ciclone extratropical na imagem de satélite abaixo, ao meio-dia, representado pela letra B:


Note bem que o centro dele, ou seja, aquela letra B, está bem próximo da costa do sul do Brasil. Com isso, apesar de ele não conter uma pressão tão baixa, ficando superior a 1000 hPa, acaba mesmo assim provocando ventos intensos. Segundo o Ciram, as rajadas de vento hoje chegaram aos incríveis 175,3km/h no Morro da Igreja em Urubici (em torno de 1800 metros de altitude) e 149,2km/h em Siderópolis no sul do Estado. Outras cidades do planalto sul e litoral sul também tiveram ventos fortes, como em Laguna com 84,9km/h, São Joaquim com 79,2km/h e Urussanga com 56,8km/h.

Na figura abaixo, com análise de ventos e pressão atmosférica as 9 horas da manhã de hoje, podemos ter uma noção da área atingida pelos ventos, em tons mais avermelhados.

Naquela mesma imagem de satélite apresentada anteriormente, podemos notar sobre o oeste, meio-oeste e planalto sul tons de verde mais claro, que são nuvens baixas. Agora perceba que o leste catarinense há praticamente ausência de nuvens. A explicação para isso é o vento de oeste, que chega da circulação ciclônica, entra no planalto catarinense pelo oeste e resfria essa região. Porém ao descer a serra, esse vento sofre um compressão quando chega ao nível do mar (devido a maior pressão atmosférica) e assim acaba secando e se aquecendo adiabaticamente, ou seja, sem troca de calor. Na imagem de satélite no canal visível ao meio-dia, podemos perceber mais essas nuvens no planalto, destacando a temperatura muito baixa na serra, ao passo que no litoral fazia calor!


Com a virada do ventos para sudoeste, o céu limpo e a umidade relativa baixa, o ar frio conseguiu entrar no leste catarinense nesta noite. Em parte do planalto e da serra, faz muito frio mas a nebulosidade atrapalha uma queda expressiva. As 23h fazia 2,7ºC em Água Doce, 2,8ºC em São Joaquim, 4,7ºC em Campos Novos, 4,9ºC em Novo Horizonte, 5,5ºC em Campo Belo do Sul, 5,7ºC em Anitápolis, 8,0ºC em Major Vieira, 9,0ºC em Timbé do Sul, 10,0ºC em Rio do Campo, 11,0ºC em Florianópolis, 12,2ºC em Itajaí e 14,7ºC em Criciúma.

E A NEVE?

O modelo de previsão numérica do tempo GFS, insiste em indicar neve para o sul do planalto sul catarinense e norte da serra gaúcha amanhã pela manhã. Veja:


Tudo vai depender da estrutura das nuvens, a disponibilidade de umidade, a intensidade do frio nos diversos níveis da troposfera e o comportamento do ciclone extratropical. Para o sábado, o Ciram prevê um dia com variação de nuvens, tendo chance de chuva fraca durante a madrugada e manhã no meio-oeste, planalto sul (ou neve fraca e isolada) e litoral sul. As temperaturas máximas devem ficar baixas, não passando dos 15ºC pelo Estado, exceto o litoral norte onde deve registrar 17ºC. No domingo, o frio será mais intenso, com mínimas negativas na serra.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, GRUMA

Nenhum comentário: