Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

FRENTE FRIA JÁ PROVOCA CHUVA EM SANTA CATARINA

Neste início da madrugada de sexta-feira, as primeiras regiões em Santa Catarina a receberem chuva provocada pelo avanço da frente fria são as que fazem divisa com o RS. Segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), já choveu até agora 21,6mm em Chapecó, 16,8mm em Itá, 14,2mm em Caibi, 13,8mm em São Miguel do Oeste e 12,2mm em Piratuba. Na imagem de satélite, podemos ver que a nebulosidade desse sistema já toma conta de SC desde o oeste ao sul do Estado, com nuvens de desenvolvimento vertical de topos frios de até -50ºC.


O que veio junto com essa frente fria também foi o aumento dos ventos. As maiores rajadas nas últimas 24 horas foram de 73,0km/h em Água Doce, 64,1km/h em Joaçaba, 55,1km/h em Xanxerê, 52,6km/h em Novo Horizonte e 50,1km/h em Campos Novos. No Morro da Igreja, a cerca de 1800 metros de altitude, a velocidade máxima alcançou 133,2km/h na primeira hora desta sexta-feira.

O que explica esses ventos é a formação de um ciclone extratropical entre o sudeste do RS e nordeste do Uruguai. A diferença de pressão atmosférica entre ele e dois sistemas de alta pressão, um de origem fria sobre a Argentina e outro de origem quente sobre o Atlântico causa o movimento maior do ar. Como a diferença de pressão entre cada isóbara (linhas com mesma pressão atmosférica) está alta, este vento está muito intenso. Para se ter uma idéia, a pressão neste momento é de 1007 hPa em Pelotas-RS, ao passo que em Montevideo no Uruguai o valor é de 1017 hPa, ou seja, uma diferença de 7 hectopascais em menos de 1000km de distância. A velocidade do vento beirou os 80km/h nessas últimas horas na costa uruguaia, segundo dados de Metar.

Em altitude esses ventos estão ainda mais intensos, com velocidade superior a 90km/h. Nessa altitude, em torno de 1500 metros, se encontra o comentado Jato de Baixos Níveis, que traz ar quente e úmido da floresta amazônica para SC. Tanto que as 21h de quinta-feira, na radiossondagem do aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis, a temperatura em superfície era de 17,4ºC, enquanto que numa altitude de 904 metros ela estava em 21,0ºC. O vento acusava uma velocidade de 35 nós ou 64,8km/h numa altitude de 1075 metros. Veja:


Durante a quinta-feira com esse ingresso de ar mais quente antecedendo a frente fria, tivemos temperaturas elevada pelo território catarinense, chegando ao 27,0ºC em Concórdia, 26,5ºC em Caibi, 25,2ºC em Abdon Batista e 24,0ºC em Joaçaba.

Para esta sexta-feira, a previsão é de chuva em parte do Estado. A tendência é que durante a tarde e noite o vento deva persistir, mais forte em alto mar, como pode ser visto na figura abaixo, com previsão de ventos e pressão atmosférica. Note aquele sistema de alta pressão com 1032 hPa sobre a Argentina, trazendo o ar polar muito frio e seco.

Como a circulação do ciclone extratropical ainda deve favorecer formação de nuvens sobre o Estado catarinense e o frio estará intenso desde a superfície até altos níveis, com temperaturas de 0ºC e até negativas, ainda mantém-se chance de neve nas parte mais altas, como aponta o modelo GFS para a manhã de sábado entre a serra catarinense e gaúcha. Veja:


Com ou sem neve, fará muito frio no fim de semana, especialmente domingo quando a serra deve amanhecer com até -6ºC. Mais informações nas próximas postagens. Até lá.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, GRUMA

Nenhum comentário: