Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

SEGUNDA-FEIRA COM TEMPO BOM E FORMAÇÃO DE NEVOEIRO E GEADA EM SC

Penha - SC. Foto: Paulo Demantova
Assim como domingo, a segunda-feira em Santa Catarina teve tempo bom em boa parte do estado, com o ar frio ainda predominando, principalmente pela manhã. Nas partes mais altas do planalto ainda houve formação de geada devido ao ar frio e seco, que proporciona um céu limpo e grande parte da energia obtida pelo sol durante o período diurno. As temperaturas mais baixas hoje no Estado se deram no Morro da Igreja em Urubici com 0,4ºC, em Major Vieira com 1,4ºC, em Água Doce com 2,2ºC, em Rio do Campo com 2,5, em São Joaquim com 3,0ºC, em Urupema com 3,3ºC e em Joaçaba com 4,7ºC.

Sobre parte do meio-oeste e do planalto sul, houve formação de nevoeiros, como mostra a imagem abaixo, com detecção do fenômeno as 7 horas da manhã. Quanto mais escuro foi a cor azul, mais intenso foi nevoeiro.


Na figura abaixo, com anaĺise de ventos e temperatura, podemos notar que as 9 horas da manhã, o litoral catarinense tinha vento de sudeste, ao passo que o restante do Estado registrava vento de nordeste. Isso se deu em virtude da circulação dos ventos de um sistema de alta pressão sobre o mar com 1035 hPa, exatamente aquele que ontem estava no litoral da Argentina. (clique para ampliar)

O efeitos desse vento sudeste foi uma maior presença de nuvens no leste, mesmo que em pouca quantidade, ficando mais concentradas próximo de montanhas e algumas partes da serra geral.. Segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), choveu hoje 4,8mm em Joinville, 1,2mm em Anitápolis e 1,0mm em Urubici.  Na imagem de satélite abaixo, no canal visível as 9 horas da manhã, é possível observar a formação de nuvens no leste catarinense. Vale salientar que a formação na imagem sobre o meio-oeste são nevoeiros que não haviam se dissipado ainda.


Durante a tarde, as temperaturas se elevaram devido a presença do sol, como esclarecido anteriormente. Mediante informações das estações meteorológicas do Ciram, houve temperatura máxima de 20,2ºC em Criciúma, 19,8ºC em Chapecó, 19,1ºC em São José, 18,8ºC em Itajaí, 13,9ºC em Rio do Campo e 12,4ºC em São Joaquim.

No fim da noite desta segunda-feira, os ventos de nordeste aumentaram consideravelmente de intensidade, sendo que as rajadas já alcançaram 65,5km/h em Dionísio Cerqueira, 64,2km/h em Água Doce, 57,9km/h em Curitibanos e São Joaquim e 54,9km/h em Campo Belo do Sul. Isso ocorre em função do chamado cavado invertido, que é a formação de uma área alongada com menor pressão atmosférica na borda do sistema de alta pressão que se encontra sobre o oceano Atlântico. Isso aumenta a diferença de pressão atmosférica, levanto ao aumento na intensidade doss ventos. Tal cavado provocou a formação de nuvens nesta noite entre o litoral catarinense e oceano adjacente. Veja:


Para a terça-feira, o predominio é do sol em grande parte de Santa Catarina. Porém a nebulosidade será maior na Grande Florianópolis e Litoral Norte, cuja última região pode ter chuviscos na madrugada e manhã. Faz ainda frio pela manhã e agradável a tarde. Mínima do Estado será com 2ºC no planalto sul.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, TERRA-WAVES

Nenhum comentário: