Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 17 de agosto de 2010

CIRCULAÇÃO MARÍTIMA NO LITORAL E AR SECO NO INTERIOR

Durante as primeiras horas de sol desta terça-feira, o frio era sentido ainda sobre Santa Catarina, especialmente nas partes mais altas do Estado. As temperaturas mínimas mais baixas foram de: 0,8ºC no Morro da Igreja, 3,3ºC em São Joaquim, 3,8ºC em Água Doce, 4,1ºC em Concórdia, 4,4ºC em Urupema e 5,8ºC em Timbé do Sul. Houve ocorrência de geada isolada no planalto sul.

Por outro lado, no litoral norte a nebulosidade foi maior desde o início da manhã. Na Grande Florianópolis, onde o dia parecia estar bom, por volta das 9 horas o céu se encobriu de nuvens vindas de nordeste. Na foto abaixo, tirada na beira mar do município de São José, ao lado de Florianópolis, podemos ver a "cortina" de chuva que avançava de nordeste/leste em torno das 10 horas da manhã.


Na imagem de satélite abaixo, no canal visível, podemos ver a nebulosidade sobre a Grande Florianópolis, com uma ampliação. Note que apenas o interior da Grande Florianópolis e parte do norte da ilha de SC não apresentavam nebulosidade.Nas estações do Ciram, a única que chegou a acumular chuva na região foi Biguaçu com 0,4mm, sendo que as outras obtiveram valor inapreciável, como é chamado tecnicamente em meteorologia.


Abaixo vemos outra imagem de satélite do mesmo horário, porém mostrando agora todo o Estado de SC. Note que com excessão do litoral sul, quase todo o leste e litoral catarinense estava com nebulosidade, que em algumas áreas encobria completamente o céu. Vale salientar que aquela nebulosidade entre o Vale do Itajaí e Planalto Norte são em sua maior parte nevoeiros.


Pela foto abaixo, tirada por Paulo Demantova no site Terra Waves, podemos notar nebulosidade sobre a praia do Quilombo em Penha, litoral norte do Estado. Contudo, tais nuvens não impediam o aparecimento do sol.


Na imagem de satélite mostrada anteriormente percebemos que sobre o sul do Estado não há praticamente nuvens. Sobre a região a manhã foi ensolarada e ventosa, com velocidade de 76,3km/h em Laguna e 41,7km/h em Araranguá. Na foto abaixo, tirada pela colaboradora do blog Mariana Matias em Jacinto Machado, percebemos as poucas nuvens que haviam no céu, tendo predominio do sol. Pela manhã, o município registrou 5,5ºC de temperatura mínima.


O motivo para essas nuvens com chuviscos isolados no leste é a conhecida circulação marítima, que é a umidade transportada do mar para o continente através dos ventos de um intenso anticiclone (sistema de alta pressão) sobre o oceano Atlântico, com pressão máxima de 1036 hPa, o que é um valor alto. Justamente devido a esse valor, é que ventou consideravelmente no dia de hoje.

Na figura abaixo, podemos notar que esses ventos chegam com direção nordeste ao litoral catarinense. Pelas partes preenchidas com cores, é possível ver o valor de umidade específica do ar, a qual está alta no centro-leste do Estado. Por outro lado bastante baixa no oeste e meio-oeste. Confira:

Durante a tarde as temperaturas se elevaram pelo Estado, sobretudo no oeste e sul, com destaque para temperatura máxima de 24,4ºC em Criciúma (sul) e 24,3ºC em Caibi (oeste). Esse aumento de temperatura é resultado de um ingresso de ar mais quente que começou a atingir o Sul do Brasil. No Morro da Igreja em Urubici, a direção dos ventos predominou de noroeste nesta terça-feira, o que indica já a presença da corrente de jato em baixos níveis sobre essa altitude.

A tendência é que a quarta-feira e quinta-feira sejam de sol e poucas nuvens em Santa Catarina. O ar seco proporciona uma manhã fria e uma tarde mais aquecida. Previsão de 2ºC de mínima no Planalto Sul e máxima de 24ºC no oeste, meio-oeste e sul do Estado. No litoral haverá maior presença de nuvens baixas, principalmente no início e final do dia.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, TERRA WAVES

Nenhum comentário: