Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

TEMPO INSTÁVEL NO LESTE E SECO COM CALOR NO INTERIOR

O tempo hoje em Santa Catarina ficou dividido. No oeste e meio-oeste, predomínio do sol com poucas nuvens e temperaturas altas, chegando até a fazer calor no extremo oeste do Estado. Confira na tabela abaixo as temperaturas máximas registradas hoje nessas áreas, segundo as estações do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

CidadeTemp. máx (ºC)
Chapecó (Ciram)29,9
Concórdia (Ciram)28,8
Dionísio Cerqueira (Inmet)28,6
Caibi (Ciram)28,0
São Miguel do Oeste (Inmet)27,0
Joaçaba (Ciram)26,6
Novo Horizonte (Ciram)26,3

Já no leste do Estado, houve maior cobertura de nuvens estratificadas, ou seja, sem grande desenvolvimento vertical. Essa nebulosidade provocou chuva, principalmente no sul do Estado. Os acumulados de chuva estão na tabela a seguir, com destaque para Timbé do Sul, com mais de 17 milímetros:

CidadeChuva (mm)
Timbé do Sul (Ciram)17,6
Turvo (Ciram)8,8
Meleiro (Ciram)7,2
Morro Grande (Ciram)5,4
Araranguá (Inmet)4,4
Nova Veneza (Ciram)3,2
Criciúma (Ciram)2,8
Laguna (Ciram)2,4
Itapoá (Ciram)1,2

As temperaturas consequentemente não subiram muito, chegando a 21,4ºC em Florianópolis, 21,2ºC em Indaial, 20,9ºC em Massaranduba, 20,8ºC em Itajaí, 18,8ºC em Urussanga, 18,1ºC em Lontras, 16,9ºC em Anitápolis e 16,7ºC em Jacinto Machado. A foto abaixo mostra como estava o céu de Florianópolis na tarde desta segunda-feira, penúltimo dia de agosto.


Na imagem de satélite abaixo, podemos ver a nebulosidade sobre o leste e entender o que a provocou. 


Primeiramente o que tinhamos era um cavado invertido (área alongada de baixa pressão), representado pelos traços preto na imagem, que provocava nuvens no RS e também influenciava o extremo sul catarinense, daí a chuva mais intensa em Timbé do Sul. O cavado favorecia o escoamento de ventos de leste/sudeste vindos do sistema de alta pressão no mar, o qual mantinha um ar mais frio sobre a parte oceânica. Esse ar frio e úmido chega no leste catarinense e formava nuvens. Já no interior catarinense o predomínio era do ar quente e seco.

Com esse ar novamente seco e quente, voltou a ter alguns focos de incêndio e fumaça no ar sobre o oeste. A tendência segundo o Ciram, é de tempo bom ao longo da semana, mudando bruscamente no sábado.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM.

Nenhum comentário: