Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 29 de agosto de 2010

FRENTE FRIA NO LESTE E CAVADO NO INTERIOR DE SC

A frente fria prevista pelo Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), entrou pelo leste catarinense no dia de hoje. A estação meteorológica do Ciram em Criciúma, registrou a virada do vento para sudoeste as 9 horas da manhã deste domingo, como pode-se observar no gráfico abaixo. (clique na imagem para ampliar)


A nebulosidade aumentou no sul do Estado, mas não houve registro de chuva segundo as estações do Ciram e Inmet. Por outro lado, do centro ao oeste do Estado, a falta de gradiente (diferença) de temperatura e o ingresso de umidade da Amazônia a 1500 metros de altitude para o Sul do Brasil, manteram um cavado invertido (área alongada de baixa pressão). Com isso os ventos nessa área viraram para leste a sudeste, que podem ser comprovados no gráfico da estação do Inmet em São Miguel do Oeste.


Houve formação de nuvens com alto desenvolvimento vertical no oeste e meio-oeste. No entanto durante todo o dia de hoje, mesmo com essa nebulosidade, não houve sequer um pingo de chuva no oeste. Na imagem de satélite abaixo, no canal infravermelho realçado do satélite GOES12 as 20h:30, podemos observar essas nuvens, destacando temperaturas de até -50ºC no topo delas.


Estudos feitos pelo professor Daniel Rosenfeld, da Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel), indicam que a fumaça proveniente de queimadas pode diminuir a eficiência da precipitação. Isso em virtude de as nuvens nessas condições estarem cheias, porém com góticulas muito pequenas de água, sendo assim menos densas e dificultando sua precipitação até o solo. Olhando o mapa de fumaça acumulada nas últimas 24 horas, vemos a quantidade enorme que havia sobre o oeste do Estado, alcançando 125 microgramas por metro cúbico.


Agora a noite, com uma certa diminuição na concentração de poluentes, houve registro de chuva fraca em Caibi, com acúmulo de apenas 2,4 milímetros e São Miguel do Oeste com 1,0 milímetros. No Planalto Sul quem registrou chuva também fraca foi Urubici com apenas 0,3 milímetros. Nas outras regiões apenas aumento de nuvens, sendo que em algumas a noite é de poucas nuvens e a lua minguante aparecendo. Sobre a Grande Florianópolis e Litoral norte, a proximidade da frente fria deu um aspecto diferente no céu em relação aos dias anteriores, com nuvens do tipo altocumulus (médias) e cirrus (altas). Confira mais nas fotos tiradas hoje a tarde na capital catarinense.


Com a maior variação de nuvens, as temperaturas hoje não se elevaram tanto desde o oeste ao sul do Estado, ficando com máxima de 25,1ºC em Caibi, 25,0ºC em Joaçaba, 24,3ºC em Chapecó e 24,1ºC em Jacinto Machado. Já na parte norte do sul do Estado, Grande Florianópolis e litoral norte fez um pouco mais de calor, registrando 26,8ºC em Criciúma, 26,4ºC em Massaranduba, 25,9ºC em Urussanga e 25,5ºC em Anitápolis. 

ENQUANTO ISSO NO MUNDO:

O furacão Danielle foi rebaixado pra categoria 1 na escala Saffir-Simpson, com ventos de 129,6km/h. O sistema não oferece perigo e segue em alto mar no sentido nordeste. Já a tempestade tropical Earl ganhou força e evoluiu para furacão com categoria 1 na manhã de hoje. Porém nesta noite, segundo o último boletim do Centro Nacional de Furacões dos EUA, Earl evoluiu para categoria 2, com ventos sustentados de 157,4km/h. Além disso teve deslocamento rápido e já se encontra sobre as Ilhas Virgens na América Central, como pode-se ver na imagem de satélite abaixo.


O mapa abaixo mostra a rota do furacão nos próximos dias, chegando a categoria 4 em alto mar a nordeste do Haiti e República Dominicana.


DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, NHC, WUNDERGROUND,

Nenhum comentário: