Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

CAVADO DEIXOU O DIA MAIS NUBLADO EM PARTE DE SANTA CATARINA

O dia foi novamente de temperaturas baixas no planalto e claro sobretudo na região serrana. As mínimas inclusive foram mais baixas. Segundo as estações da Epagri-Ciram, fez pela manhã 2,0ºC em São Joaquim, 2,1ºC no Morro da Igreja, 4,4ºC em Urupema, 5,1ºC em Anitápolis, 6,8ºC em Timbé do Sul e 7,3ºC em Jacinto Machado. Na estação da Climaterra em São Joaquim, localizada na Vila Francioni, foi anotado 1,1ºC. Essas mínimas foram possíveis em virtude do céu mais limpo na metade sul do Estado. Porém sobre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e áreas próximas ao PR estava mais nublado. Na imagem do satélite Terra com o sensor MODIS em alta resolução, é possível identificar bem este padrão.


Durante toda a manhã e tarde o tempo se comportou desta maneira. Houve registro de chuva isolada nas áreas de SC próximas do estado paranaense, acusando no pluviômetro 0,6mm em Joinville e 0,2mm em Lontras. Já sobre a Grande Florianópolis houve variação de nuvens altas (cirrus), médias (altocumulus Stratiformis) e algumas convectivas como os cumulus. Na foto abaixo pode-se ver melhor o céu da capital durante esta segunda-feira.


Como previsto pelo Ciram, as temperaturas no período diurno tiveram um leve acréscimo, registrando máximas de 24,7ºC em Caibi, 24,0ºC em Chapecó e 22,1ºC em Urussanga. Nas áreas com mais nuvens e ainda a presença do ar frio, as temperaturas obviamente subiram pouco, alcançando 18,4ºC em Itapoá, 16,9ºC em Água Doce, 16,7ºC em Rio do Campo e 15,8ºC em Major Vieira. Vale também ressaltar a umidade relativa mais baixa no planalto com relação ao sábado e ontem. O valor mínimo foi de 29% em São Joaquim e 40% em Concórdia 

O motivo para a nebulosidade na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte e áreas próximas do PR é um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) em altitude (de 5 a 10km de altitude) que se propagou pela Argentina e estimulou a formação de uma área com menor pressão atmosférica em superfície entre Santa Catarina e Paraná, denominada cavado invertido, pois se formou na borda do sistema de alta pressão (centro da massa de ar frio). Nesta noite o deslocamento do cavado de altitude fez a nebulosidade cobrir agora praticamente todo o estado catarinense. Na imagem de satélite abaixo as 22h desta noite, está ilustrado o cavado de altitude (traços brancos) e o cavado invertido sobre SC e PR (traços pretos). 


Com o deslocamento do cavado em altitude para leste, o cavado invertido na superfície deve também se deslocar nesse sentido provocar nebulosidade maior no nordeste catarinense (Planalto Norte, Litoral Norte, Vale e Grande Florianópolis) no feriado de 7 de setembro. A empresa Climaterra prevê alguma chance de chuva isolada nessas áreas, porém com aberturas de sol a tarde. Nas outras áreas sol e poucas nuvens, com possíveis períodos de maior nebulosidade no meio-oeste e serra. As temperaturas sobem e chegam a 26ºC no oeste, mas ainda com friozinho pela manhã. Do meio-oeste a parte serrana da Grande Florianópolis faz frio de 5 a 7ºC, podendo registrar entre 0 a 2ºC nas baixadas e vales do Planalto Sul. Pela tarde temperaturas amenas. No litoral as mínimas ficam entre 8 e 13ºC, mas a tarde fica agradável. 

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA.

Nenhum comentário: