Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 7 de setembro de 2010

FERIADO COM CÉU NUBLADO NO NORDESTE CATARINENSE E POUCAS NUVENS NAS OUTRAS ÁREAS

O feriado em Santa Catarina seguiu como previa a empresa Climaterra, ou seja, com sol na maior parte do Estado e entre parcialmente nublado a nublado no nordeste catarinense. A imagem do satélite Terra com o sensor MODIS, nos mostra claramente essa condição.


Note que no litoral norte, parte do Vale e do planalto norte o céu estava todo encoberto. De acordo com as estações meteorológicas monitoradas pelo Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), choveu em algumas áreas dessas regiões, acumulando 6,6mm em Itapoá, 6,4mm em Joinville, 4,1mm em São Francisco do Sul e 0,5mm em Rio dos Cedros. Perto das 9 horas da manhã desse feriado, o surfista Mario Diaz Savino do site Terra Waves tirou essa foto em Barra Velha no litoral norte, mostrando o céu encoberto.


Fez frio ainda pela manhã em virtude ainda da presença de ar frio noturno, provocado agora pelo ar muito seco no interior. As mínimas registradas foram de 2,5ºC em Urupema, 2,6ºC em São Joaquim, 3,8ºC no Morro da Igreja, 6,9ºC em Água Doce, 9,1ºC em Timbé do Sul e 9,6ºC em Concórdia. 

Durante a tarde a nebulosidade continuou predominando sobre a parte nordeste do Estado, sobretudo no litoral norte. Em São Francisco do Sul, por exemplo, os valores de radiação média hoje chegaram a aproximadamente 200 watts por metro quadrado, ao passo que no domingo onde teve mais sol o valor alcançou 800. No gráfico da estação meteorológica do Ciram é melhor verificado. (clique na imagem para ampliar)


A imagem do satélite Aqua com o sensor MODIS hoje a tarde, mostra bem essa situação. Veja:


Note que sobre a Grande Florianópolis a nebulosidade diminuiu em relação ao início do dia, predominando nuvens do tipo Altocumulus, Cumulus e Stratocumulus, como mostra a foto abaixo tirada hoje a tarde na capital catarinense.


Sobre o interior do litoral sul a imagem do satélite Aqua mostra nuvens do tipo cumulus, em geral as humilis que significam tempo bom e convecção rasa. Ou seja, são nuvens que crescem pouco e logo se dissipam, deixando espaço para outras do mesmo tipo executarem o mesmo ciclo. Sobre o restante do estado o sol predominou, tendo apenas também nuvens cumulus de tempo bom no meio-oeste próximo do PR. A umidade relativa caiu novamente, chegando a 23,3% em São Joaquim, 30% em Joaçaba, 34,3% em Campo Belo do Sul, 35,8% em Caibi e 37,5% em Urupema. Isso acarretou em novos focos de queimadas, representados pelos pontos vermelhos na imagem de satélite acima, sobretudo no Planalto Sul onde até se consegue ver a fumaça. Muitos desses focos são provocados, muito comuns nessa época nos campos da serra geral.

Com o céu quase limpo do oeste ao sul e com a diminuição parcial da quantidade de nuvens na Grande Florianópolis, as temperaturas novamente se elevaram, sendo que no oeste fez até calor hoje. Segundo o Ciram e Inmet, as máximas alcançaram os 26,7ºC em Caibi, 24,1ºC em Concórdia, 23,8ºC em em Joaçaba, 23,7ºC em Ituporanga, 23,6ºC em Abdon Batista, 23,4ºC em São José, 22,8ºC em Turvo e 22,6ºC em Urussanga.

A condição do tempo verificada hoje sobre boa parte de Santa Catarina foi determinada pela presença de uma massa de ar seco, que recentemente havia ingressado como massa de ar frio. Sobre o nordeste catarinense o que teve hoje foi a influência de um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica), que inclusive ontem deixou o céu com muitas nuvens sobre boa parte do Estado. Na imagem de satélite das 21h desta noite podemos ver ilustrado esse cavado (traços pretos), que já está mais deslocado para leste/nordeste.


Contudo, é possível identificar nebulosidade sobre o leste catarinense, que por ser baixa acaba sendo quase invisível na imagem. Ela é provocada pela passagem de uma frente fria pelo mar na altura do RS. Por isso, os ventos acabaram entrando de sudeste no nosso litoral, trazendo umidade marítima que associada as nuvens já presentes acabou causando chuvas fracas agora a noite, como em Florianópolis. No sul do estado esse mesmo vento também ajudou a aumentar a quantidade de nuvens esta noite. Segundo informações do colaborador do blog em Orleans José Luiz Mattei, chove fraco neste momento por lá.

Amanhã a tendência é que o tempo fique ainda firme no interior do Estado, com temperaturas em elevação, porém com friozinho de manhã. No litoral pode haver mais nuvens no início do dia devido ao ventos úmidos de sudeste, mas que durante a tarde ao virar para nordeste acaba deixando o sol aparecer. Temperaturas agradáveis.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA, GSFC, TERRA WAVES

Nenhum comentário: