Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 4 de setembro de 2010

CICLONE EXTRATROPICAL FAZ FRENTE FRIA AVANÇAR MAIS RÁPIDO POR SC


Na imagem de satélite acima, estão ilustrados os principais sistemas que atuaram hoje. O ciclone extratropical (letra B) na análise das oito horas desta noite de sábado, estava sobre o oceano a mais ou menos 1500 km da costa argentina. Mesmo estando longe de nós, a baixa pressão dentro do ciclone provocou e está provocando rajadas intensas de ventos sobre Santa Catarina. No planalto sul, houve ventos de até 64km/h em São Joaquim. No litoral sul, Laguna registrou rajada de 59,4km/h, deixando o mar mais agitado, com ondas de até 2 metros na Prainha, como pode ser visto na foto abaixo tirada por Maicon Orige Marcina, do site Terra Waves.


Pela imagem de satélite mostrada no início da postagem, veja que a massa de ar frio já se encontra sobre boa parte da Argentina, Uruguai, Paraguai, RS e do oeste ao sul de SC. Em São Joaquim a temperatura nesta noite está bastante baixa com relação aos dias anteriores, registrando 5,1ºC as 21h, sendo que em média o valor está caindo um grau por hora. No Morro da Igreja em Urubici faz ainda mais frio, acusando no termômetro 4,1ºC. No oeste do Estado, o município de São Miguel do Oeste já tem agora 10,6ºC.

Durante o sábado, o calor predominou mais no nordeste catarinense, ficando agradável na Grande Florianópolis e ameno no restante do Estado, em virtude das nuvens da frente fria. Para se ter uma idéia, a temperatura máxima hoje foi de 31,6ºC em Indaial e 28,9ºC em Itajai. Já em Urussanga não passou de 17,4ºC! Em São José fez 24,2ºC. Durante sua passagem, a frente fria não provocou acumulados altos de chuva, sendo que em São Miguel do oeste só choveu 4 milímetros!

No final do dia, o vento entrou de sudeste no litoral, provocando aumento de nuvens e chuva fraca. Na imagem do satélite Aqua com o sensor MODIS em alta resolução, podemos ver um recorte da Grande Florianópolis e notar as nuvens avançando para dentro da capital e São José a tarde.


Assim estava o céu de Florianópolis no fim da tarde. Choveu 0,8mm na capital catarinense:


A frente fria chegou na região de Joinville com rara atividade e segundo o colaborador do blog David de Andrade, houve uma rápida chuva fraca com algumas trovoadas no início desta noite.

O sistema frontal frio deve se afastar do Estado até esta noite. Para o domingo, a Epagri-Ciram prevê uma manhã fria em Santa Catarina, com temperaturas de 1ºC no planalto sul, 4ºC no planalto norte, 5ºC no oeste, meio-oeste e sul e em torno de 15ºC pelo litoral e norte. O domingo deve ser de sol com algumas nuvens devido a massa de ar frio e seco. Pode ventar ainda no litoral sul e parte planalto sul, o que talvez possa atrapalhar um pouco a ocorrência geada. Nas outras áreas altas do território catarinense a geada estará presente, isoladamente e de fraca intensidade. A maior chance é entre São Joaquim, Alto Vale do Itajaí e oeste da Grande Florianópolis.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, REDEMET, TERRA WAVES.

Nenhum comentário: