Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

CICLONE TROPICAL LÁ, CICLONE EXTRATROPICAL AQUI!

Ontem a costa leste do Estados Unidos ficou em alerta e já havia evacuado as pessoas das áreas de risco para locais seguros no interior do continente em virtude da aproximação do poderoso furacão Earl, que estava com categoria 4, com ventos de até 220km/h. Antes de chegar na costa o sistema estava exuberante, com um olho (parte central sem nuvens) muito bem definido, o que indicava severidade. Veja na imagem de satélite abaixo.


Após chegar próxima da costa da Carolina do Norte onde provocou chuvas com ventos fortes e ondas altas, Earl perdeu muita força e foi rabaixado para categoria 1. Essa era a imagem do furacão hoje, no litoral norte dos EUA, bem próximo do Canadá:


Pois, bem o furacão é o estágio final do desenvolvimento de um ciclone tropical, que começa com uma depressão tropical, passa a tempestade tropical e por último o furacão. Se lá no oceano Atlântico norte o ciclone é tropical, por outro lado o que temos aqui no nosso Atlântico Sul é a formação e intensificação de um ciclone extratropical a leste do delta do Rio da Prata nesta sexta-feira. Esse ciclone possuia pressão atmosférica de 1008 hPa agora a noite. Na imagem de satélite abaixo, está ilustrado ele.


Note que a frente fria segue pelo RS e, que enquanto o ar quente com até 24ºC no horário estava sobre SC e resto do Brasil, o ar frio e seco já cobria o centro e norte da Argentina. Em Córdoba fazia 8ºC no mesmo horário. Diferentemente do ciclone tropical que é imerso em ar muito quente sem qualquer associação com frente frias ou frentes quentes, o ciclone extratropical que temos aqui são frios e associados sim com frentes e tendo o ar frio separado do ar quente.

Como esse ciclone extratropical é uma baixa pressão, o ar das áreas com maior pressão é impulsionado para dentro do sistema. Esse movimento de ar é o vento, que fica mais forte a medida que diminui a pressão dentro do sistema. Por isso, os ventos hoje em Santa Catarina ficaram mais intensos, pois o ar passa por nosso estado até chegar ao ciclone. No gráfico da estação meteorológica do Ciram em Água Doce no meio-oeste, é possível identificar claramente que da madrugada para a manhã o vento se intensificou e mudou de leste/nordeste para norte/noroeste, justamente devido ao ciclone. (clique na imagem para ampliar)


No morro da Igreja em Urubici as rajadas chegaram aos 72,7km/h. Em Chapecó teve-se registro de 50km/h. O sul do estado não ficou fora dessa condição, sendo acusado 40,3km/h em Laguna. Esses ventos de origem quente provem do interior do país. Assim, o que ficou alta sobre boa parte do território catarinense hoje foram as temperaturas, mesmo em áreas onde estava agradável e nublado nos últimos dias. Até São Joaquim fez um pouco de calor para a região, ficando com máxima de 25,2ºC. Acompanhe as demais temperaturas máximas pelo Estado nas estações do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

CidadeTemp. Máx (ºC)
Abdon Batista (INMET)29,6
Joaçaba (INMET)29,2
Rio Negrinho (INMET)29,1
Chapecó (CIRAM)28,9
Concórdia (CIRAM)28,3
São Miguel do Oeste (INMET)28,0
Major Vieira (INMET)27,7
Xanxerê (INMET)27,5
Indaial (CIRAM)27,1
Rio do Campo (INMET)26,7
Curitibanos (INMET)26,2
Campo Belo do Sul (CIRAM)26,1
Anitápolis (CIRAM)25,4

No entanto no sul do Estado e parte do litoral a sexta-feira teve mais nuvens, porém sem chuva. As temperaturas conseqüentemente não se elevaram tanto, chegando a 23,4ºC em Florianópolis e 21,8ºC em Urussanga. O que havia sobre essas regiões era a influência de um cavado invertido ( área alongada de baixa pressão atmosférica na borda de um sistema de alta pressão) entre nosso estado e o território gaúcho. O céu de Florianópolis estava assim hoje a tarde:


A medida que se intensifica, o ciclone extratropical além de causar ingresso de ar quente de norte, impulsiona uma massa de ar frio e seco da Argentina para o Sul do Brasil. O sábado, segundo o Ciram, deve ser com chuva em boa parte do Estado, porém a frente fria associada ao ciclone deve passar muito rápido, sendo que em muitas áreas podem nem chover e apenas ficar nublado. Com o ciclone extratropical já um pouco mais afastado, os ventos associados a ele devem chegar com direção oeste no planalto e ao descer a serra, sofrem um aquecimento por compressão adiabática, ou seja, o ar se aquece ao encontrar pressão mais alta no nível do mar. Assim, fará frio e ficará nublado no planalto, ao passo que no litoral deve ficar mais aberto a tarde e com um sensação de calor. No fim do dia o vento vira para sudoeste em todo o Estado e ai sim o ar frio consegue entrar. A Epagri-Ciram prevê 1ºC na serra no domingo. 

ATENÇÃO NO MAR! Os ventos devem ficar mais intensos a medida que o ciclone fica mais forte. A Eapgri-Ciram prevê entre 60 e 90km/h. O mar deve ficar agitado entre domingo e segunda-feira.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL, ALLMETSAT.

Nenhum comentário: