Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ÁREA DE BAIXA PRESSÃO PROVOCOU CHUVAS ISOLADAS EM SC

Um sistema convectivo formado durante a madrugada gerou nuvens com alto desenvolvimento vertical, com topos bastante altos entre o Paraguai, norte da Argentina e oeste do Sul do Brasil. Esse sistema avançou de oeste para leste e alcançou até o centro do território catarinense, como mostra a animação das imagens de satélite abaixo, desde as 00h:30 até 8h:30.


Houve ocorrência de chuva em pontos isolados e até bem distribuído nas várias estações meteorológicas espalhadas pelo estado. Porém apesar disso, foram acumulados baixos. A maior quantidade de precipitação acumulada foi em Dionísio Cerqueira no oeste, com 15,4 milímetros, seguida de Caibi com 9,2mm. Apenas o litoral teve ausência de chuva, pelo menos onde estão as estações.

De acordo com a detecção de descargas elétricas do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), houve registro de poucos raios no estado, sendo apenas acusado na divisa do meio-oeste catarinense com o norte gaúcho, como é visto na imagem a seguir.

O motivo para a formação desse sistema convectivo é a presença e intensificação de uma área de baixa pressão, estimulada pela divergência (desencontro) dos ventos em altitudes superiores a 10km. Com essa queda de pressão, quem entra em ação também é o Jato de Baixos Níveis, que são correntes de vento de aproximadamente 100km/h em altitude de 1500 metros. Esses ventos trazem umidade da floresta amazônica para o Sul do Brasil e países adjacentes. Na figura abaixo, esse jato é notado pelos ventos de norte/noroeste em cor avermelhada sobre o Paraguai e Bolívia.
Nas praias do litoral sul, o marcou a sexta-feira foram as ondas de até 2 metros. Apesar da predominância de ventos de norte, a ondulação ficou de sudeste, influenciada pelo ciclone extratropical em alto mar e que foi mostrado na última postagem (link). Na figura abaixo, podemos notar esse ciclone ainda sobre praticamente a mesma posição, veja:
Com relação as temperaturas, a única região onde fez calor foi o sul, com máximas de até 28,7ºC em Criciúma, 28,6ºC em Urussanga e 26,4ºC em Turvo. Nas demais áreas do estado o ar ficou abafado mas não houve temperaturas tão altas. Isso se dá devido a umidade alta e a pressão baixa do ar, que torna-o mais abafado.

Sobre o litoral do Uruguai, uma frente fria de fraca intensidade esteve durante hoje associada a um centro de baixa pressão no oceano a leste daquele país. A previsão é que essa frente fria passe pelo mar ao largo da costa catarinense nesse sábado, alinhando a nebulosidade e provocando um dia nublado e chuvoso em SC. No domingo esse sistema se desloca para alto mar e uma massa de ar seco entra no estado.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, TERRA WAVES.

Nenhum comentário: