Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 23 de outubro de 2010

FRENTE FRIA PASSA PELA COSTA E ORGANIZA A NEBULOSIDADE EM SC

Penha, SC - Foto: Terra Waves
Se ontem choveu em maior quantidade apenas no oeste, hoje foi a vez também do restante do território catarinense registrar acumulados consideráveis de chuva. No norte do estado, a influência do cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) comentado ontem (link), provocou chuva forte durante o final da manhã, sendo que em menos de 3 horas precipitou 27,4mm em São Francisco do Sul. Na imagem de satélite abaixo, é possível ver a linha de instabilidade atravessando a região as 10 horas da manhã.
No restante do estado a chuva foi provocada pela passagem de uma frente fria na costa, a qual alinhou a nebulosidade formada pelo então cavado assim e deixou o dia com tempo instável e chuvoso. Acompanhe na tabela a seguir, os valores mais altos de chuva hoje em Santa Catarina, nas estações do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia)

Cidade (ESTAÇÃO)Chuva 24 horas (mm)
São Francisco do Sul (CIRAM)27,4
São Joaquim (CIRAM)23,5
Jacinto Machado (CIRAM)21,8
Turvo (CIRAM)18,0
Araranguá (INMET)17,5
Piratuba (CIRAM)17,0
Celso Ramos (CIRAM)16,0
Joinville (CIRAM)15,4

Essa frente fria as 10 horas da manhã estava na altura do extremo sul catarinense. A figura abaixo, com análise de ventos e pressão a superfície mostra esse sistema simbolizado pela linha azul, onde os ventos mudam bruscamente de direção. Por falar em vento, perceba que mais a sul da figura há um ciclone extratropical (letra B), o qual provocou vento mais intensos hoje na costa, cujos mesmos são vistos pelas cores mais avermelhadas.


No município de São José na Grande Florianópolis, as rajadas de vento alcançaram os 44,2km/h na estação do INMET. Em Araranguá no litoral sul, o vento máximo acusou 41km/h. Em Urussanga no interior do sul do estado foi registrado vento de até 30,6km/h. De maneira geral foram rajadas entre fraca e moderada, nada que leve a alguma preocupação.

A tendência é que a frente fria se desloque para o alto mar ao largo da costa do sudeste brasileiro. Já o ciclone extratropical comentado anteriormente, deve ficar praticamente estacionado sobre a mesma posição até pelo menos terça-feira devido a persistência de um bloqueio atmosférico no sul do Atlântico. Com isso, esse sistema deve novamente estimular a entrada de ar frio de sul e formar uma nova frente fria sobre SC na segunda-feira, acarretando em novas chuvas.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, TERRA WAVES.

Nenhum comentário: