Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 12 de outubro de 2010

FERIADO ABAIXO DE ZERO GRAU EM SANTA CATARINA

O feriado comemorativo do dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida teve um amanhecer com temperaturas abaixo de zero grau na serra catarinense, com incríveis -4,7ºC em Urupema. Em São Joaquim, a mínima pela manhã foi de -1,6ºC. Confira na tabela a seguir, as temperaturas mínimas mais baixas de hoje em Santa Catarina.

Cidade (ESTAÇÃO)Temp. mínima (ºC)
Urupema (CIRAM)-4,7
São Joaquim - Cetrejo (CIRAM)-1,6
São Joaquim - Pericó (CLIMATERRA)-1,5
Morro da Igreja (CIRAM)-0,1
Painel (CIRAM)1,5
Ituporanga (INMET)5,3
Água Doce (CIRAM)5,6
Campo Belo do Sul (CIRAM)5,8
Rio Negrinho (CIRAM)6,5
Anitápolis (CIRAM)6,9
Turvo (CIRAM)8,6
Itapoá (CIRAM)9,6
Santo Amaro da Imperatriz (PARTICULAR)10,7
Florianópolis (CIRAM)11,3

Segundo Ronaldo Coutinho da empresa Climaterra, a geada aconteceu isoladamente e de forma fraca no centro do estado. Já áreas do Planalto Sul acima de 1000m de altitude ela foi forte, sendo que houve danos devido ao fenômeno. Em São Joaquim, por exemplo, alguns pomares tiveram suas frutas "cozinhadas" pela forte geada. Vale salientar, que o fenômeno em sua maior parte ocorreu em áreas de baixada e fundos de vales do Planalto, onde o ar frio e seco se concentra por ser mais denso, como mostra a foto abaixo feita pelo Jornal Diário Catarinense em Painel. Perceba que ao fundo onde há uma elevação, não há geada e até dá para ver o gramado.


No litoral catarinense apareceram mais nuvens ao longo da manhã, mas o predomínio foi do sol em boa parte da região. Esse aumento de  nebulosidade foi causado pela virada dos ventos para sudeste, em virtude do deslocamento do sistema de alta pressão mais para leste. Essa mudança na direção acaba injetando quantidade de umidade na faixa costeira, como mostra a figura abaixo.
Parceba que no interior catarinense os ventos marítimos não chegam e o ar consequentemente ficou bastante seco, sendo que a umidade relativa mínima hoje no estado chegou a 28,7% em São Joaquim e 32,8% em Urupema. Essa condição favoreceu também uma considerável amplitude térmica, ou seja, a diferença entre a temperatura mínima e máxima. Para se ter uma idéia, em Urupema onde fez -4,7ºC, durante a tarde alcançou 17,3ºC. Em São Joaquim onde fez -1,6ºC pela manhã, registrou-se 19,7ºC no período vespertino.

No oeste, apesar de também ter havido significativa amplitude térmica com variação entre 7,8ºC e 26,3ºC em Concórdia, a região se contrapos do restante do estado pela presença de emperaturas mais altas e até calor durante a tarde. Segundo o CIRAM, a máxima alcançou os 28,7ºC em Caibi, 26,3ºC em Concórdia, 25,6ºC em Chapecó e 25,1ºC em São Miguel do Oeste. Na região houve formação de algumas nuvens altas do tipo cirrus, as quais são compostas de cristais de gelo, como mostra a foto abaixo enviada pela colaboradora do blog Paulo Tempo Hilaisa de Camargo, direto de Dionísio Cerqueira.

Essas cirrus são formadas pelas chamadas correntes de jato, que são ventos fortes lá no alto da atmosfera, em torno dos 10km. Na figura abaixo, podemos ver a análise de ventos naquela altitude, onde as correntes de jato são áreas com tom mais escuro de vermelho, cuja velocidade sobre o oeste e centro do estado chega até 200km/h.
A tendência é que a quarta-feira seja de tempo bom em Santa Catarina, com temperaturas ainda baixas pela madrugada, fazendo bastante frio nas baixadas e vales do Planalto Sul. Chance de geada isolada. No litoral o sol também aparece, mas entre mais nuvens e chance de chuva fraca a noite. Na quinta-feira o tempo muda no estado, com chuvas fortes e temporais localizados.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA.

2 comentários:

GaeA Astronomia disse...

Caro Sr. Paulo,

Recebemos sua mensagem. O site do METRO (Núcleo de Meteorologia) será reformado e no novo layout colocaremos um link para sua imagem.

Atenciosamente,

GaeA - Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos / METRO - Meteorologia Registro e Observação.

GaeA Astronomia disse...

onde lê-se imagem, leia-se "página"