Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

AR SECO DETERMINOU UMA MADRUGADA GELADA E DIA COM MUITO SOL EM SANTA CATARINA

As fotos acima foram enviadas para o blog Paulo Tempo pelo engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho do Prado da empresa Climaterra. Registradas em São Joaquim no final da tarde e anoitecer, denotam claramente como foi o dia de hoje em boa parte do estado. O ar muito seco predominou e a umidade relativa caiu abaixo dos 40%, sobretudo no planalto, fazendo as temperaturas terem uma queda expressiva em relação as noites anteriores. Para se ter uma idéia, a menor temperatura foi de -2,2ºC em Urupema na serra catarinense. Em São Joaquim foi registrado 0,7ºC na estação da Vila Francioni. A temperatura só não caiu mais porque entrou nuvens no fim da madrugada e havia vento na cidade mais fria do Brasil. Acompanhe na tabela os demais valores de temperatura mínima em algumas cidades do estado.

Cidade (ESTAÇÃO)Temp. mínima (ºC)
Urupema (CIRAM)-2,2
Morro da Igreja - Urubici (INMET)0,6
São Joaquim - Francioni (CLIMATERRA)0,7
Campo Belo do Sul (CIRAM)4,3
Celso Ramos (CIRAM)5,6
Anitápolis (CIRAM)7,5
Jacinto Machado (CIRAM)9,1
Florianópolis (CIRAM)10,9
Itajaí (CIRAM)12,0

Na figura abaixo, pode-se ver a análise dos ventos e pressão ao nível médio do mar hoje as 9 horas da manhã. 
Perceba que há um sistema de alta pressão (letra A) sobre o oceano a leste da Argentina, que provoca ventos de sudeste em todo o litoral do RS. Porém essa direção muda ligeiramente para sul/sudoeste a partir da costa catarinense. Isso é explicado pela presença de um sistema de baixa pressão sobre o oceano a leste do sul do Brasil, o qual gera uma diferença maior de pressão atmosférica entre este e o sistema que está a leste da Argentina. A diferença de pressão além de desviar o vento, causou um aumento em sua velocidade, o que foi observado hoje sobre o litoral. Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), Laguna teve rajada máxima de 55km/h na tarde desta segunda-feira. Em Araranguá não foi diferente, com registro de 40,6km/h. 

Como os ventos não traziam mais umidade em massa do oceano Atlântico, o dia foi de sol na faixa leste de Santa Catarina, igualmente a boa parte do Estado como pode ser visto na imagem abaixo, feita pelo satélite geoestacionário GOES-12.


Durante a tarde o ar seco determinou um aumento rápido nas temperaturas, chegando até a fazer calor no extremo oeste catarinense, como em Caibi onde a estação do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) registrou temperatura máxima de 26,9ºC. No médio vale do Itajaí também houve um aumento considerável de temperatura, fazendo até 25,5ºC em Indaial. Até em Urupema onde pela madrugada ficou abaixo de zero, obteve uma máxima de 18,5ºC. 

Para o feriado do dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida, espera-se tempo bom em Santa Catarina, com predomínio do frio pela manhã. Segundo a Climaterra, as temperaturas mínimas previstas são de -3 a 3ºC no Planalto Sul, entre 2 e 4ºC no meio-oeste, 3ºC no Planalto Norte, 5 a 7ºC no oeste e de 6 a 8ºC no litoral. Há chance de geada nas áreas acima de 700m, podendo ser mais intensa e trazer prejuízos na região de São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici. Durante a tarde presença do sol e temperaturas agradáveis, com calor apenas no extremo oeste.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, CLIMATERRA, MARINHA DO BRASIL

Nenhum comentário: