Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

SISTEMA DE BAIXA PRESSÃO CHEGA PROVOCANDO CHUVA E RISCO DE TEMPESTADES NO SUL DO BRASIL

A quarta-feira em primeiro momento foi com sol em boa parte de Santa Catarina, apenas com mais nuvens pela manhã no nordeste do estado. As temperaturas tiveram rápida e considerável elevação, principalmente no oeste, meio-oeste e sul do estado. Para se ter uma idéia, a temperatura máxima hoje alcançou os 32,5ºC na estação do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) em Caibi. Em São Joaquim, onde havia feito em torno dos zero grau no domingo, hoje registrou máxima de 24,4ºC! Na tabela abaixo, segue outros valores máximos de temperaturas em algumas cidades catarinenses.

Cidade (ESTAÇÃO)Temp. Máx (ºC)
Caibi (CIRAM)32,5
Chapecó (CIRAM)29,9
Urussanga  (INMET)29,1
Abdon Batista (CIRAM)28,9
Criciúma (CIRAM)28,5
Celso Ramos (CIRAM)28,0
Indaial (INMET)26,7
Itajaí (INMET)24,8

Entretanto, no decorrer da tarde houve aumento de nuvens no sul do estado. Era nebulosidade alta do tipo cirrus, proveniente do espalhamento dos topos congelados de nuvens de tempestade encontradas lá na Argentina e parte do RS. Na animação das imagens de satélite abaixo, nos horários das 12, 15, 18, 21 e 00h UTC (-3 horas em Brasília), podemos ver a evolução da nebulosidade comentada, notando que agora a noite (00h - 3 = 21h) já há um grande sistema convectivo formado.


O mesmo fator que trouxe mais ar quente para o território catarinense, também contribuiu bastante para a formação dessa instabilidade notada acima. O fator é a presença do jato de baixos níveis, que são ventos fortes a 1500 metros de altitude e que trazem calor e umidade da floresta amazônica. No mapa abaixo, podemos ver esse jato representado pelas cores avermelhadas, onde o vento é mais intenso.

Perceba que no horário da figura, ou seja, as 9 horas da manhã, o jato ainda começava a chegar próximo do Paraguai e Argentina. Quem determinou essa formação do jato de baixos níveiss, foi um cavado (área alongada de baixa pressão) em altitude e outras correntes de jato a mais de 10 mil metros de altitude (jato subtropical), as quais estimulam a subida do ar úmido dos baixos níveis da troposfera. Na figura abaixo, podemos ver essas correntes de jato em altitudes superiores a 10 mil metros, representadas também por cores avermelhadas.

No espaço onde o ar quente e úmido subiu, formou-se um sistema de baixa pressão organizado, o qual ganha intensidade e deve preocupar nas próximas horas. Os índices de instabilidade atmosférica estarão muito críticos nessa quinta-feira. Pelos valores de temperatura a 5km de altitude e umidade em 3km de altitude, haveria uma condição de granizo para o oeste, meio-oeste e sul do planalto sul catarinense. O dia será chuvoso em todo o estado, com alto risco para tempestades severas.

Na tarde de amanhã (quinta-feira), o sistema de baixa pressão chega ao litoral sul de SC, onde deve se intensificar e se converter em um ciclone extratropical, ganhando bastante força sobre o mar próxima da costa na sexta-feira. Apesar de os modelos indicarem ventos de 60km/h, a MetSul meteorologia alertou para rajadas de até 100km/h em toda a costa catarinense, além do litoral norte gaúcho. Nas figuras abaixo, podemos ver a evolução desse ciclone extratropical (letra B), desde a tarde de amanhã até a manhã de sexta-feira. Note que a pressão no centro do ciclone cai consideravelmente ao longo do percurso.




DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, METSUL

Nenhum comentário: