Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

TEMPESTADES COM GRANIZO E VENDAVAIS ATINGIRAM SANTA CATARINA

Durante a noite de ontem, um sistema convectivo formado a partir de uma intensa área de baixa pressão atmosférica, se intensificava sobre o sul do Brasil. Na madrugada o sistema alcançou Santa Catarina, sobretudo no centro-oeste do estado, como mostra a imagem de satélite das 4 horas da madrugada.

Perceba que pelas cores entre azul escuro e rosa, a temperatura nos topos congelados das nuvens de tempestade alcançava entre -70 e -80ºC. Isso indica que a nuvem convectiva cresceu até uma altura de 15km, o que implica em tempestades mais severas. Segundo o CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), houve ocorrência inclusive de granizo em pontos isolados do oeste e meio-oeste catarinense. Além do fenômeno, registrou-se rajadas de vento de até 126 km/h em Novo Horizonte e 117 km/ħ em Celso Ramos, associadas a tempestade. Pela figura a seguir, com detecção de raios (pontos em azul), podemos notar a ocorrência deles em toda área de nuvens com maior desenvolvimento vertical, destacando a área de SC onde justamente houve os vendavais.

Os maiores acumulados de precipitação na hora do temporal foram de 53,2mm em Dionísio Cerqueira, 52,4mm em Novo Horizonte e 49,5mm em Ouro.

Durante a manhã de hoje o sistema de baixa pressão se deslocou mais para o centro e leste do Estado, provocando chuvas constantes e alguns temporais isolados, como em Joinville onde o colaborador do blog Paulo Tempo Matheus Henrique Borges observou queda de granizo miúdo. Essa era a imagem do céu de Navegantes no litoral norte catarinense as 9 horas da manhã, com chuva e algumas trovoadas. O registro foi feito por Clóvis Albano do site Terra Waves


Todas as estações meteorológicas do CIRAM e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registram chuva, sobretudo no oeste e meio-oeste. Acompanhe na tabela a seguir os acumulados de precipitação em algumas cidades de Santa Catarina nesta quinta-feira, lembrando que a maior parte da chuva foi entre a madrugada e manhã.

Cidade (ESTAÇÃO)Chuva 24 horas (mm)
Dionísio Cerqueira (CIRAM)53,2
Novo Horizonte (CIRAM)52,4
Ouro (CIRAM)49,5
Caibi (CIRAM)42,6
Urubici (CIRAM)41,7
São José (INMET)38,6
Aurora (CIRAM)37,4
Rio do Oeste (CIRAM)37,2
Major Vieira (INMET)35,0
São Joaquim (INMET)32,6
Timbé do Sul (CIRAM)29,8
Joinville (CIRAM)18,2

No decorrer da tarde, o sistema de baixa pressão chegou até o litoral, dando início a um processo de formação de um ciclone extratropical entre o litoral sul catarinense e litoral norte gaúcho. A pressão atmosférica no centro do sistema em evolução era de 1002 hPa as três horas da tarde. Com essa queda acentuada da pressão, já houve movimento maior do ar e registro de rajadas mais intensas de vento, como em Laguna onde chegou a 70,5km/h. 

A formação do centro de baixa pressão ontem determinou a entrada de ar quente e úmido aqui no estado. No entanto com o ciclone formado sobre a costa, este provoca o ingresso de uma massa de ar mais fria e seca de latitudes mais altas para o sul do Brasil, a qual se encontra com o ar quente e devido sua maior força acaba provocando a formação de uma frente fria. Esta frente fria se encontra esta noite no sul de SP, ao passo que o ciclone está sobre o mar próximo da costa norte gaúcha e parte do extremo sul catarinense, tendo pressão mínima de 1000 hPa, como mostra a imagem de satélite ilustrada a seguir.


Para a sexta-feira é esperado mais nuvens no planalto, ao passo que no litoral deve haver sol e um pouco de calor. Isso é provocado pelos ventos da circulação do ciclone extratropical, os quais entram de sudoeste no planalto e como são úmidos (devido ao ciclone) formam nuvens lá. Porém esses ventos tomam a direção oeste e se dirigem ao litoral, o que acaba fazendo eles se aquecerem e secarem ao descer a serra geral e encontrar o nível do mar, provocando assim tempo bom na faixa costeira. No final da manhã e início da tarde com o deslocamento do ciclone um pouco mais para alto mar, os ventos viram para sudeste no litoral, trazendo mais nuvens. A Epagri-Ciram alerta para que esses ventos de sudeste entrem com rajadas de até 70km/ħ no litoral sul e Grande Florianópolis.  No sábado esse vento alterna entre sudeste e leste, deixando o dia com mais nuvens e aberturas de sol, podendo chover fraco a noite.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL.

Nenhum comentário: