Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 20 de novembro de 2010

ÁREA DE BAIXA PRESSÃO FAVORECE FLUXO DE UMIDADE DA AMAZÔNIA PARA SANTA CATARINA

Uma área alongada de baixa pressão atmosférica, denominada na meteorologia como cavado, estendeu-se da intensificação do centro de baixa pressão localizado entre o Paraguai e PR. Na imagem de satélite abaixo, podemos ver as nuvens associadas  sobre o território catarinense, onde o cavado foi ilustrado sinoticamente pelos traços pretos.


Com a queda de pressão atmosférica, o escoamento de ventos úmidos e quentes de noroeste (setas vermelhas na imagem de satélite) provenientes da floresta amazônia, acabou sendo direcionado para Santa Catarina, favorecendo a entrada então de uma massa de ar quente e úmido no estado. Isso é evidenciado no gráfico da estação meteorológica localizada no Morro da Igreja em Urubici (1810 metros de altitude), que mostra claramente os ventos na direção noroeste.

Consequentemente, o sábado foi de tempo instável e poucas horas com aparecimento do sol em boa parte de SC. Com excessão do oeste, houve chuva em todo o estado, sendo em sua maioria com intensidade fraca e não acumulando mais que 4 milîmetros. No entanto, nas regiões catarinenses próximas ao Paraná houve alguns picos maiores de precipitação devido a temporais isolados, como em Caçador no meio-oeste, onde a estação meteorológica automática do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) registrou 24,4mm. Situação semelhante no planalto norte, onde Monte Castelo e Três Barras acumularam 16,9mm e 17,0mm, respectivamente.

O calor, apesar das muitas nuvens, se fez também presente hoje em território catarinense. Junto a ele, o fator umidade relativa alta foi crucial na sensação de abafamento notada hoje pelos catarinenses. A maior temperatura foi em Caibi com 31,6ºC. Inclusive o maior aparecimento do sol na primeira metade do dia nas regiões de SC próximas ao PR, contribuiu para um maior aquecimento e assim participando na formação dos temporais por lá. Na tabela a seguir, você confere os maiores valores máximos de temperatura hoje em SC.

Cidade (ESTAÇÃO)Temperatura máxima (ºC)
Caibi (CIRAM)31,6
São Miguel do Oeste (INMET)29,6
Chapecó (CIRAM)29,1
Major Vieira (INMET)28,9
Indaial (INMET)27,1

A tendência é que junto com o suporte do Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis da troposfera), o cavado deixe o tempo instável nesse domingo em Santa Catarina. Pode ocorrer temporais isolados e possível queda de granizo, sobretudo no oeste e metade norte do estado. 

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL

Nenhum comentário: