Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 21 de novembro de 2010

INSTABILIDADE SE FORTALECEU E DEIXOU O TEMPO AINDA MAIS INSTÁVEL


Neste sábado o ar ficou ainda mais instável em Santa Catarina. O motivo para isso, foi a intensificação e conversão do cavado de ontem em um centro de baixa pressão neste domingo (letra B na imagem de satélite acima). Essa transformação se deu pela presença do jato subtropical, que são ventos fortes lá no alto da troposfera e que estimulam a subida maior do ar que está em superfície. Tal jato pode ser observado na figura abaixo, nas áreas com cor mais escuras, justamente sobre o território catarinense e também parte do RS.


Com essa situação, maior quantidade de massa de ar úmido e quente foi transportada da floresta amazônica para Santa Catarina através do Jato de Baixos Níveis, que são correntes de ventos úmidos e quentes de noroeste a 1500 metros de altitude. Associado a esses fatores, tinhamos uma incursão maior de ar seco e frio numa altitude de 5km, o que desta forma torna as tempestades mais severas e com risco de granizo. Um Sistema Convectivo de Mesoescala (SCM) intenso se formou em virtude dos fatores apresentados anteriormente, explodindo em convecção durante o dia de hoje. Nas imagens de satélite animadas abaixo, podemos ver a evolução desse SCM. Perceba que no lado direito do sistema as nuvens estão avançando em forma de linhas, o que é explicado pela atuação do Jato Subtropical.


A pressão atmosférica consequentemente declinou sobre o território catarinense em relação ao dia anterior. Isso pode ser notado no gráfico da estação meteorológica de Urussanga, onde a pressão chegou a marcar 1004,4 hPa a tarde.

Houve ocorrência de temporais em SC, nas regiões oeste, meio-oeste, parte do planalto norte e do planalto sul. Em Caibi no oeste, a chuva acumulou 31,4mm em pouco tempo, sendo que a rajada máxima de vento alcançou os 63,8 km/h. Já nas outras regiões citadas, as tempestades aconteceram em pontos ainda mais isolados, acumulando 26,6mm em Água Doce (Meio-oeste), 26,8mm em Irineópolis (Planalto Norte) e 30,8mm em Lages (Planalto Sul). Na tabela a seguir, você confere os demais valores de chuva associadas aos temporais de hoje no estado.

Cidade (ESTAÇÃO)Chuva 21/11 (mm)
Itá (CIRAM)35,0
Caibi (CIRAM)31,4
Lages (CIRAM)30,8
Irineópolis (CIRAM)26,8
Porto União (CIRAM)26,4
São Joaquim (CIRAM)24,2
Dionísio Cerqueira (INMET)22,0

Durante essa noite o sistema ainda continua sobre Santa Catarina, sendo que as nuvens com maior desenvolvimento vertical estão concentradas no Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e parte do Vale do Itajaí. A previsão para a segunda-feira é de tempo instável e pancadas de chuva do centro ao litoral catarinense. Há risco de temporais e queda de granizo isolado, sobretudo nas áreas próximas ao PR.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL

Nenhum comentário: