Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CICLONE SUBTROPICAL PROVOCOU CHUVA LOCALMENTE FORTE EM SANTA CATARINA

Um ciclone subtropical (letra B na imagem acima) mantém-se praticamente estacionado sobre a costa do Uruguai e acaba estendendo uma área alongada de baixa pressão (cavado) sobre o leste catarinense, o que atrai umidade amazônica e também do oceano Atlântico. Isso acaba gerando nuvens com desenvolvimento vertical sobre o leste catarinense. Ciclones subtropicais são comuns se formarem as vezes na primavera e verão, sendo diferentes dos extratropicais por possuírem centro quente em baixos níveis e frio em altos níveis. Além disso, por terem pouco gradiente de pressão e de temperatura com o ar próximo, favorecem mais chuvas do que propriamente ventos fortes.

Pela carta de temperatura as 10 horas da manhã de hoje (figura abaixo), podemos notar claramente que não há tanta diferença entre o ar ao sul (20ºC) com o ar sobre o RS e SC (26ºC), o que descarta a hipótese de que seja uma frente fria.


Na animação das imagens de satélite entre as 10h e 16h de hoje, podemos ver a formação rápida das nuvens e o lento deslocamento do ciclone subtropical.


Durante a segunda-feira, quando houve o granizo, o ciclone ainda era uma área de baixa pressão sobre o continente sul brasileiro. No entanto, ontem na evolução para ciclone subtropical, provocou estragos no sudeste gaúcho. Aqui em Santa Catarina a terça-feira não teve registro novamente de granizo, mas houve pancadas de chuva e até com intensidade forte em pontos localizados. Em Joinville, por exemplo, a combinação da maré alta e os 41,4mm de chuva precipitados em pouco tempo, acabou desencadeando alagamentos e alguns deslizamentos de terra pela cidade (foto a seguir)


Na tabela a seguir você acompanha os maiores valores acumulados de chuva no dia de ontem, nas estações do CIRAM e INMET.

Cidade (ESTAÇÃO)Chuva em 16/11 (mm)
Meleiro (CIRAM)55,2
Rio do Campo (INMET)54,0
Aurora (CIRAM)47,2
Lages (CIRAM)42,8
Joinville (INMET)41,4
Painel (CIRAM)35,2
Três Barras (CIRAM)28,8

Durante esta quarta-feira, o sistema deixou o dia com aparecimento do sol entre nuvens verticais do tipo cumulus e cumulus congestus, além de nuvens médias como as altocumulus e altostratus. Em Lages no Planalto Sul, houve algumas pancadas fracas de chuva isoladas intercaladas com períodos de sol, proporcionando a formação de um arco-íris e até uma nuvem funil, como mostram as belas fotos a seguir, enviadas para o blog pelo colaborador Thiago Paes.


No sul do estado os valores de chuva foram novamente altos hoje, porém é preciso salientar que essas chuvas se deram na forma de pancadas e principalmente na primeira metade da tarde. Em Morro Grande, por exemplo, choveu 50,2mm entre o meio-dia e as 15h. Mesmo caso de Jacinto Machado onde a precipitação acumulou 50,0mm. No município de Siderópolis, além da chuva que despejou 45,4mm no pluviômetro, o vento alcançou 53,6km/h. Em Criciúma, onde as nuvens Cumulunimbos fizeram o dia parecer noite, houve estragos como alagamentos (fotos abaixo), destelhamento de algumas casas e interrupção do fornecimento de energia elétrica em virtude das rajadas de vento. A chuva acumulada na estação do CIRAM foi de 22,2mm.


Na tabela a seguir, você confere desta vez alguns acumulados de chuva registrados hoje sobre Santa Catarina.

Cidade (ESTAÇÃO)Chuva em 17/11 (mm)
Morro Grande (CIRAM)50,2
Jacinto Machado (CIRAM)50,0
Siderópolis (CIRAM)45,4
Turvo (CIRAM)34,4
Meleiro (CIRAM)31,6
Campos Belo do Sul (INMET)31,2
Biguaçú (CIRAM)24,8

A tendência é que o ciclone subtropical continue com lento deslocamento, o que deixará a quinta-feira ainda com tempo instável e chuvas isoladas, principalmente próximo das encostas. O ar continua quente e não há previsão de frio intenso. Máximas de 28ºC no oeste e meio-oeste, 23ºC na Serra e 26ºC no leste. A umidade alta aumenta a sensação de calor.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL, METSUL, JORNAL A TRIBUNA, DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: