Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

FERIADO COM TEMPORAIS ISOLADOS E QUEDA DE GRANIZO EM SANTA CATARINA

Reeditado as 12h de 16/11/2010 devido a novas notícias

Hoje os brasileiros comemoram os 121 anos da proclamação da república no Brasil. O dia, que começou e foi com muitas nuvens e pouco sol no nordeste catarinense, parecia não reservar grandes coisas. Chegou a chover fraco pela manhã no litoral norte, somando 6,2mm em Itajai e 7,6mm em Itapoá.

No oeste, meio-oeste e sul do estado, o sol foi garantido graças as boas aberturas entre as nuvens, elevando as temperaturas. De acordo com o CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), a temperatura máxima alcançou os 30ºC em Caibi, 29,3ºC em Chapecó e 27,1ºC em Urussanga. 

Foi justamente essa presença do sol e a consequente elevação das temperaturas, que ajudou a intensificar as nuvens de desenvolvimento vertical que já estavam associadas a uma área de baixa pressão sobre o Sul do Brasil, especificamente entre o território catarinense e gaúcho. Na animação das imagens de satélite abaixo, podemos ver o desenvolvimento rápido dessas nuvens. Acompanhe:


Durante a tarde verificou-se já alguns temporais isolados associados a área de baixa pressão. Em Joaçaba, por exemplo, o temporal que durou menos de 15 minutos, veio com rajadas de vento de 82km/h e queda de granizo, como é visto na foto abaixo.


Em Piratuba, no Vale do Rio do Peixe, outra tempestade acumulou altos 39,2mm no pluviômetro da estação meteorológica automática do CIRAM. No município de Celso Ramos no meio-oeste, choveu 22mm durante o temporal, mas o destaque por lá foi o vento forte de 115,3km/h. Próximo dali, o muncípio de Campos Novos teve expressiva queda de granizo (foto abaixo).


Continuando pelo meio-oeste catarinense, o internauta Juarez fez um vídeo no momento em que precipitava granizo sobre a BR-282 em Jaborá. Acompanhe:



No planalto sul do estado, o granizo também transformou a paisagem de Bom Jardim da Serra, como mostra a foto a seguir.


Também no final da tarde, por volta das 17h, o sul do estado foi isoladamente atingido por chuva localmente intensa, com 22,6mm acumulados em menos de uma hora em Siderópolis. Contudo, o destaque na região também foi o granizo, que caiu sobre o sul de Criciúma e também no município de Forquilhinha, que pode ser visto nas fotos abaixo.


Apesar de eu não poder fazer previsão do tempo pois sou técnico em meteorologia e não meteorologista, tive conhecimento da chance alta de granizo em especial no sul catarinense ao olhar alguns mapas durante a última madrugada. Coloquei inclusive o aviso no twitter Paulo Tempo por volta das 4 horas da madrugada (veja aqui)

Sobre tubarão, também no sul, não houve granizo, mas a chuva veio moderada no final da tarde e começo da noite. Na foto abaixo, enviada pelo nosso observador João Victor Damiani, podemos notar o céu carregado na cidade.


Analisando a carta de ventos em altitude, havia hoje ao meio-dia fortes correntes de jato, que são vento superiores a 200km/h a mais de 10km de altitude, como pode ser visto na imagem abaixo através das cores avermelhadas .


Esses ventos fisicamente estimulam a ascendência do ar que está abaixo a eles, ou seja, desde a superfície. Porém como o sol apareceu apenas no oeste, meio-oeste e sul catarinense, o ar se aqueceu melhor nessas áreas e com a ajuda das correntes de jato acabou se elevando mais rapidamente. Ao mesmo tempo, havia ingresso de umidade da floresta amazônica por ventos de noroeste a 1500 metros de altitude entrando nessa região de instabilidade, o que levou a formação das nuvens com desenvolvimento vertical (cumulunimbos). A estação meteorológica localizada no Morro da Igreja em Urubici, identificava claramente vento de noroeste durante o dia de hoje, como é visto no gráfico a seguir.

Para a formação do granizo é preciso que o ar quente e úmido suba com velocidade e que se tenha ar bastante frio e seco já acima dos 3000 metros de altitude, fazendo as gotículas de água congelarem, cairem até a base das nuvens onde as correntes de ar que sobem, acabam levando essas pedras de gelo novamente para cima e que vão agregando novas gotículas de água no caminho, as quais congelam a fazer as pedras principais crescerem. Quando o granizo vence as correntes de ar ascendentes, ele acaba se precipitando na superfície. 

Na carta abaixo, podemos ver as temperaturas a 5000 metros de altitude na tarde de hoje. Observe que a isoterma (linhas com mesma temperatura) com -15ºC passa dentro do sul catarinense e encosta no oeste e meio-oeste e planalto sul, facilitando a queda de granizo nessas áreas, como foi verificado em Joaçaba, Bom Jardim da Serra, Criciúma e Forquilhinhas.


Para a terça-feira, a previsão é de tempo instável e aberturas de sol em Santa Catarina, podendo ter temporais isolados no fim do dia. Novamente o risco de granizo é maior no sul do estado, além do extremo oeste.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, METSUL, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL, ENGEPLUS, DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: