Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

CAVADO GERA CÉLULAS CONVECTIVAS EM SANTA CATARINA


Nesta segunda-feira tivemos a presença de uma área alongada de baixa pressão (cavado) sobre Santa Catarina, representado pelos traços pretos na figura acima. Esse sistema acaba atraindo ar quente e úmido da floresta amazônica para o território catarinense, mediante a ventos de noroeste, que a 1500 metros de altitude são denominados Jato de Baixos Níveis. Na sondagem feita por balão meteorológico no aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis as 10 horas da manhã de hoje percebemos na área selecionada que a direção dos ventos entre 45 e 3000 metros de altitude predominava de 320º a 345º, ou seja direção noroeste.


O ar quente e úmido provocou um dia muito quente e abafado em Santa Catarina. Em Criciúma no sul do estado, a temperatura máxima chegou a 35,1ºC na estação meteorológica do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). Em Indaial não foi diferente, alcançando os 35,0ºC. Na tabela abaixo você confere mais detalhes no restante de SC.

Cidade (ESTAÇÃO)Temperatura máxima (ºC)
Criciúma (CIRAM)35,1
Indaial (INMET)35,0
Urussanga (INMET)34,7
Massaranduba (CIRAM)32,9
Itajaí (CIRAM)32,0
Caibi (CIRAM)31,3
Florianópolis (CIRAM)31,0
Abdon Batista (CIRAM)30,4

A pressão atmosférica baixa resultante da atuação do cavado e a presença do ar quente e úmido, causaram a formação de células convectivas em pontos isolados do estado. O resultado foram alguns temporais, como em Lages, onde em apenas dez minutos choveu 23,1mm e houve registro de granizo. Os ventos de 77,2km/h causaram queda de árvores, destelhamentos de casas e danos em alguns semáforos (fotos abaixo).



Quase no mesmo instante, o oeste catarinense era influenciado por outra célula de tempestade, a qual provocou estragos. Em Maravilha, por exemplo, a chuva forte causou elevação de até 5 metros do rio Iracema, implicando em alagamentos de casas e estabelecimentos comerciais do centro de cidade. Como não há estação meteorológica por lá e essas chuvas costumam ser isoladas, não há como saber o quanto choveu. O município de Dionísio Cerqueira também teve temporal, com um acumulado de precipitação de 21,8mm em pouco tempo, sem registro de estragos.

Logo mais foi a vez do sul do estado ser atingido por outra célula convectiva, a qual despejou 20mm de chuva sobre Timbé do Sul. Em Turvo, após o calor escaldante deu lugar a chuva, que segundo dados do CIRAM, acumulou 14,4mm na cidade. Continuando pelo litoral, outra célula convectiva se formou entre Laguna e Paulo Lopes, ganhando força e deslocando-se lentamente para nordeste, atingindo a Grande Florianópolis, onde trouxe chuva e ventos que acusaram até 53km/h em Santo Amaro da Imperatriz. No interior da região a chuva foi expressiva, com 23mm acumulados em Anitápolis. Entretanto no litoral a célula convectiva parece ter perdido intensidade, somando não mais que 7mm de chuva. A foto abaixo, captada pelo colaborador do blog Paulo Tempo Rafael Bernadino, mostra o temporal se aproximando de Florianópolis e São José.


No Vale do Itajaí, outra célula convectiva formada provocou também tempestades. Em Indaial, por exemplo, precipitou 19mm e os ventos chegaram a rajadas de 61,5km/h. A foto abaixo, tirada por Jaime Batista da Silva, mostra a chegada da chuva em Blumenau, que acumulou 14mm em poucos minutos.


No norte do estado, outra formação convectiva foi responsável pela forte chuva em Joinville agora a noite, por volta das 21h. Na estação do CIRAM localizada no bairro Quiriri, chegou a chover 38mm em menos de uma hora de duração. Já no bairro Itaum, o colaborador do blog Paulo Tempo David de Andrade registrou 21mm em seu pluviômetro. A chuva foi tão mal distribuída que na zona sul de Joinville não choveu mais que 2mm.

A semana que antecede o natal e que compreende o início do verão astronômico, será marcada por essa área de baixa pressão, que deve deixar os dias quentes e formar células de convecção em pontos do estado, provocando temporais isolados e chuvas mal distribuídas.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, CORREIO LAGEANO, BLOG FOTO E NOTÍCIAS DE BLUMENAU, DIÁRIO CATARINENSE.

Nenhum comentário: