Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

SEMANA NATALINA FOI ÚMIDA, MAS O FINAL DO ANO SERÁ DE TEMPO BOM

A semana que antecedeu o natal, foi marcada pela presença de uma área de baixa pressão alongada (cavado), que alternava sua posição, ora ficando sobre Santa Catarina e ora se posicionando entre nosso estado e o território gaúcho. Esse sistema era responsável por provocar transporte de umidade e calor da floresta amazônica para o estado catarinense, deixando a semana úmida e muito abafada.

Por falar em abafamento, ele é permitido pelo que denomina-se sensação térmica, ou seja, o calor sentido e que é calculado em função da umidade relativa e velocidade do vento. Vejamos o exemplo de Itajaí. Na terça-feira, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura por lá as três horas da tarde era de 29,5ºC, mas com a umidade relativa de 72%, a sensação térmica calculada apontou 34ºC.

A camada úmida ia bem além dos baixos níveis, chegando até a média troposfera. Um exemplo disso está na figura abaixo, onde a radiosondagem feita no aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis as 10 horas de quinta-feira  nos mostra umidade relativa do ar acima dos 70% até 5810 metros de altitude.

Esse fator mostrado, aliado a advecção de ar mais frio na média troposfera, implicou em pancadas de chuva e até temporais isolados. Na quarta-feira, por exemplo, um deles provocou danos na região de Blumenau onde choveu 42mm em uma hora de duração. Segundo a defesa civil, ocorrem deslizamentos de terra e alguns alagamentos.

Na figura a seguir, pode-se observar os acumulados de chuva dessa semana em Santa Catarina. Perceba que ela foi mais expressiva na divisa do PR com o oeste catarinense, no Planalto Sul, encosta da Serra Geral, Vale do Itajaí e Litoral Norte. O litoral sul do estado, assim como todo esse mês e nos anteriores, está com deficiência de chuvas, cujo assunto vai ser abordado na análise mensal aqui no blog no início de janeiro.

No sábado de natal, uma frente fria passou pelo litoral e acabou trazendo uma massa de ar mais seco que estabilizou momentaneamente o tempo. Na figura abaixo, podemos ver esse sistema pela mudança na direção dos ventos, que passou de noroeste para sul/sudoeste.

A frente fria entrou com ventos consideráveis, provocados pela pressão que estava baixa em SC. As rajadas variaram em torno dos 50km/h pelo litoral. Já ontem, o sistema frontal com pouco suporte, acabou tendo um deslocamento para leste em direção ao oceano. Os ventos começaram a virar para sudeste no litoral catarinense, como mostra a figura a seguir.

Hoje, segunda-feira, como o ar frio e muito seco conseguiu entrar com mais força numa altitude de 1500 a 3000 metros, a madrugada teve temperaturas mínimas expressivas na serra catarinense, fazendo 2,4ºC em Urupema e 4,7ºC em São Joaquim, com registro de geada nestas duas cidades. Já é a segunda vez nesse mês que temos mínimas perto dos zero grau em SC. Como foi dito, o ar é muito seco e por isso pela tarde fez calor, inclusive na própria Urupema onde fez 26,5ºC.

Na tabela a seguir, você confere as demais temperaturas máximas desta segunda-feira em Santa Catarina.

Cidade (ESTAÇÃO)Temperatura máxima (ºC)
Caibi (CIRAM)33,9
Chapecó (CIRAM)31,9
Concórdia (INMET)31,4
Abdon Batista (CIRAM)31,0
Indaial (CIRAM)30,9
Criciúma (CIRAM)29,6
Florianópolis (CIRAM)28,3

A semana deve seguir com tendência a tempo bom na maior parte do estado. Podem ocorrer pancadas de chuva com trovoadas, especialmente no oeste e meio-oeste. No litoral o vento de sudeste pode por vezes trazem uma nebulosidade maior. As temperaturas ficam agradáveis de madrugada e sobem durante o dia. No interior do litoral sul e na serra ainda faz um pouco de frio pela manhã.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, WYOMING, MARINHA DO BRASIL.

Nenhum comentário: